APRESENTAÇÃO do DOSSIÊ - DISCURSIVIDADES SOBRE OS CORPOS: MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS

Autores

  • Thiago Barbosa Soares
  • Andréa dos Guimarães de Carvalho
  • Michelle Aparecida Pereira Lopes

Palavras-chave:

Corpo, Discurso

Resumo

É notório o avanço em pesquisas que voltam seus olhares para a multiplicidade de sentidos expressos na produção de discursos em que a complexidade mútua entre língua, linguagem e elementos da corporificação complementa e auxilia a investigação da pluralidade de “dizeres sobre o corpo”, destacando-se nessa pluralidade de dizeres visuais e imagéticos que constituem uma miríade de sentidos. Fundamentalmente os elementos semiológicos que estão imbricados nos interesses intuitivos e expressivos dos sujeitos formam um dos sistemas de comunicação vigentes na sociedade que, quando insere o corpo do sujeito disciplinarmente no interior do circuito social, permite-lhe a ser representado por uma multiplicidade de sentidos.

Diante desse cenário no qual o corpo é atravessado e constituído de sentidos, esta organização, Discursividades sobre os corpos: multiplicidade de sentidos, tem a satisfação de contar com nove artigos que abordam com muitas especificidades o corpo e seus sentidos e uma resenha que lhe arremata como uma linguagem plurissignificativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

BARBOSA SOARES, Thiago; DOS GUIMARÃES DE CARVALHO, Andréa; PEREIRA LOPES, Michelle Aparecida.
APRESENTAÇÃO do DOSSIÊ - DISCURSIVIDADES SOBRE OS CORPOS: MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 22, 29 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.