AS PERSONAGENS MACHADIANAS E O FRACASSO DO CASAMENTO: anotações sobre Contos Fluminenses e História da Meia Noite
Palavras-chave:
Casamento, Construção de personagens, Mediação literária, Narrador, Inviolabilidade senhorialResumo
Em Contos Fluminenses (1870) e Histórias da meia noite (1873), as histórias giram em torno da problemática amorosa, nas quais o tema do fracasso do casamento ganha destaque, seja nos preparos que antecedem o contrato ou em seus aspectos cerimoniais, seja na intimidade conjugal dos lares concebidos. As mocinhas e os heróis machadianos são construídos mediante as dificuldades e os problemas matrimoniais, decorrentes muitas vezes de imposições paternas ou das expectativas amorosas dos envolvidos, mediadas, sobretudo, pela literatura romântica. São essas personagens que veiculam essas imagens de fracasso e as apresentam ao leitor. Nesse processo de captação do amor e do casamento aparece quase sempre um narrador a sussurrar no ouvido do leitor algo acerca da personagem e da imagem amorosa construída por ela. Assim, as imagens e cenas matrimoniais são filtradas (e desestabilizadas) pelas exposições de personagens e narradores, uns a intervirem na
concepção amorosa de outros.
Palavras-chave: Casamento. Construção de personagens. Mediação literária. Narrador. Inviolabilidade senhorial.
Abstract: In Contos Fluminenses (1870) and Histórias da meia noite (1873) - the first two collections published by Machado de Assis, stories focus on loving questions, in which the subject of the marriage gains prominence either in the preparations that precede the contract - its ceremonial aspects, or in the conjugal privacy of domestic life. Moreover, there is a bigger link between the stories and an image that is itself preponderant: the failure of marriage. The “machadianos” ladies and heroes are constructed among the difficulties and matrimonial problems, generated mostly by parents impositions or love expectancy (mediated for literature) of the involved ones. Those characters are in last hypothesis, the ones that take the images of failure and introduce them to the reader. But in this process of catching love and marriage, almost always there is a narrator whispering something in the ear´s reader about the character and the loving image constructed by her. In this way, the matrimonial images and scenes are filtered by the expositions of the characters and narrators, one intervening in the loving conception of each other.
KEYWORDS: Marriage. Constructed of characters. Mediation literary, Narrator; Father impositions
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