DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, CURRÍCULO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMA

Autores

Resumo

Esta pesquisa é de natureza documental, dado que são analisados projetos políticos pedagógicos, ementas e programas de disciplinas, com ênfase na análise dos currículos produzidos a partir de 2003, em função da sanção da lei 10.639/2003, dos cursos de Letras, habilitação Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas, e do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, da Universidade Federal do Maranhão – Campus Dom Delgado. Com base no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2010), o trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados à educação das relações étnico-raciais. Fanon (2010), Bardin (1977) e Ki-Zerbo (2010), dentre outros, compuseram a fundamentação teórico-metodológica dos dados levantados.  Concluiu-se que o curso de Letras tem tido avanços, porém ainda precisando contemplar algumas temáticas previstas no Plano, a exemplo do curso de Estudos Africanos, cuja formulação se deu com vistas de cumprir as previsões deste documento.

Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-raciais; Ensino Superior; Currículo.

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Biografia do Autor

GEORGIANA MÁRCIA OLIVEIRA SANTOS, Universidade Federal do Maranhão

Professora Do Departamento de Letras/Campos Dom Delgado - São Luís

RICHARD CHRISTIAN PINTO DOS SANTOS, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afrobrasileiros

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

SANTOS, G. M. O., & DOS SANTOS, R. C. P. (2021). DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, CURRÍCULO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17581

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Artigos