DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, CURRÍCULO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMA

Autori

Abstract

Esta pesquisa é de natureza documental, dado que são analisados projetos políticos pedagógicos, ementas e programas de disciplinas, com ênfase na análise dos currículos produzidos a partir de 2003, em função da sanção da lei 10.639/2003, dos cursos de Letras, habilitação Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas, e do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, da Universidade Federal do Maranhão – Campus Dom Delgado. Com base no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2010), o trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados à educação das relações étnico-raciais. Fanon (2010), Bardin (1977) e Ki-Zerbo (2010), dentre outros, compuseram a fundamentação teórico-metodológica dos dados levantados.  Concluiu-se que o curso de Letras tem tido avanços, porém ainda precisando contemplar algumas temáticas previstas no Plano, a exemplo do curso de Estudos Africanos, cuja formulação se deu com vistas de cumprir as previsões deste documento.

Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-raciais; Ensino Superior; Currículo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

GEORGIANA MÁRCIA OLIVEIRA SANTOS, Universidade Federal do Maranhão

Professora Do Departamento de Letras/Campos Dom Delgado - São Luís

RICHARD CHRISTIAN PINTO DOS SANTOS, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Curso de Licenciatura em Estudos Africanos e Afrobrasileiros

Riferimenti bibliografici

AGOSTINHO NETO, António. Trilogia poética: sagrada esperança, renúncia impossível e amanhecer. Angola: União dos Escritores Angolanos, 2009.

AMÂNCIO, Íris Maria da Costa (org.). Literaturas Africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

AMÂNCIO, Íris Maria da Costa (org.). Literaturas Africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

AMÂNCIO, Iris Maria da Costa. Entrelaçamentos discursivos na literatura angolana do pós- independência (história, etnicidades e estética). Belo Horizonte: Nandyala, 2014.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 10ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

CARDIM, Carlos Henrique; DIAS FILHO, Rubens Gama (orgs.). A herança africana no Brasil e no Caribe. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011.328 p.

CASTRO, Yeda Pessoa de. Das línguas africanas ao português brasileiro. In: Afro-Asia 14: 81 - 101 Salvador: UFBA, 1983.

CONSEPE/UFMA. Resolução Nº 1657, de 24 de outubro de 2017. Aprova a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, modalidade presencial, no Campus São Luís.

CÉSAIRE, Aimé; MOORE, Carlos (Org.). Discurso sobre a Negritude. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

CURTIN, P.D. Tendências recentes das pesquisas históricas africanas e contribuição à história em geral. In: KI‑ZERBO, Joseph. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. 2.ed. rev. P. 37 – 58.

DOVE, Nah. Mulherisma Africana: uma teoria afrocêntrica. JORNAL DE ESTUDOS NEGROS, Vol. 28, № 5, Maio de 1998. p. 515 - 539. Disponível em <https://drive.google.com/open?id=0BzM1tQcLwyIbYkIyQ3RfWVhYX2M>. Acessado em 25 de Outubro de 2018.

EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: Nadilza Martins de Barros Moreira; Eliane Schneider. (Org.). Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. 1ed.João Pessoa: Idéia/Editora Universitária, 2005, v. 1, p. 201-212. Disponível em: <http://nossaescrevivencia.blogspot.com/2012/08/genero-e-etnia-uma-escrevivencia-de.html>. Acessado em 15 de Agosto de 2018.

_______. Becos da Memória. Florianópolis: Editora Mulheres, 2013. 2ed. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 194. FERREIRA, M. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Venda Nova: Bertrand, 1977. 2v.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 1989. GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. 3ª ed. São Paulo: Marins Fontes, 1991.

HAMPATÉ BÁ, A. A tradição Viva. In: KI ‑ZERBO, Joseph. História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. 2.ed. rev.

HERNNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula. São Paulo, Selo Negro, 2005.

KI‑ZERBO, Joseph. História Geral da África. I. Metodologia e pré-história da África. 2.ed. rev. – Brasília : UNESCO, 2010. 992 p.

LODY, Raul. Máscaras Personagens Africanos. In: O Negro no Museu Brasileiro: construindo identidades. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

LOPES, Nei. Dicionário Literário Afro-Brasileiro. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

_______. Novo Dicionário Banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2012. 2ed, revista e ampliada.

LUCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza. (orgs.) O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFMA, 2009.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Machado de Assis Afro-descendente – escritos de caramujo [antologia]. Rio de Janeiro: Pallas; Belo Horizonte: Crisálida, 2009. 2ed.

MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica 7. ed. 2010. MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.

MAZRUI, Ali A; WONDJI, Christophe, (Orgs.). História geral da África, VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010.1272 p.

MBEMBE, Achille. As Formas Africanas de Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, nº 2001, pp. 171-209.

MENDONÇA, Renato. A influência africana no português do Brasil. Brasília: FUNAG, 2012. 200 p.

MESQUITA, Teobaldo Campos. Manual de elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Fortaleza, 2011. 3 ed.

RABAKA, Reiland. Teoria Crítica Africana. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Org. Afrocentricidade – Uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 129 – 146.

SILVA, Rafael Ferreira. Educando pela diferença para a igualdade: professores, identidade profissional e formação continuada. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo.

SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré. Literatura Afro-Brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares: 2006. 220p.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-11-18

Come citare

SANTOS, G. M. O., & DOS SANTOS, R. C. P. (2021). DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, CURRÍCULO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: AVANÇOS E DESAFIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperato da https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/17581

Fascicolo

Sezione

Artigos