EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NEGRO PERTENCENTE Á CLASSE POPULAR: UMA LUTA HISTÓRICA

Autores

  • Selma Vieira de Alvarenga Desempregada

Resumo

RESUMO 

Este artigo tem como objetivo principal “analisar a trajetória de egressos negros em Instituições de Ensino Superior entre os anos2003 a2020, pertencentes à classe popular, em São Paulo." Com esse propósito, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, qualitativa, junto a 14 alunos egressos da universidade privada. Esta investigação empírica revelou, entre outros aspectos, necessidade de aprimoramentos nas Políticas de Ações Afirmativas, considerando a desigualdade social vivida pelos grupos estigmatizados, em particular o negro. Conclui-se haver  um desafio pendente de reivindicação social: cobrar do Estado ações estruturais que promovam condições objetivas para sua permanência e formação de alunos negros no percurso universitário

Palavras chave: Educação. Universidade. Negro. Políticas. Estado

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Biografia do Autor

Selma Vieira de Alvarenga, Desempregada

Sou uma mulher negra, Assistente Social e mestre em Gerontologia.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

de Alvarenga, S. V. (2021). EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NEGRO PERTENCENTE Á CLASSE POPULAR: UMA LUTA HISTÓRICA. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(11). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16907

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Artigos