A ESCRITA QUE TRANSPÕE DORES SILENCIADAS Uma análise da narrativa de Lília Momplé na obra Neighbours

Autores

  • Ana Carolina da Luz Nunes Universidade Federal do Maranhao
  • Josenildo de Jesus Pereira Professor Associado II do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão.

Resumo

THE WRITING THAT TRANSPOSES THE SILENCED PAIN:

An analysis of Lilia       Momplé narrative in the work Neighbours.

 

ESCRITURA QUE TRANPONE EL DOLOR SILENCIOSO:

Um análisis de la narrativa de Lilia Momplé em los vecinos del trabajo.

 

Ana Carolina da Luz Nunes

Graduanda em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)- -nunescarol052@gmail.com

 

Josenildo de Jesus Pereira

Doutor em História Social (USP), pesquisador e professor Associado I do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão - jj.pereira@ufma.br

 

 

Recebido em: 01/02/2021

Aceito para publicação:17/03/2021

 

 

Resumo

O romance de Lília Momplé intitulado Neighbours, por meio das narrativas, possibilita ao leitor identificar o cenário político e social de Moçambique após o colonialismo e, do mesmo modo, como o movimento de apartheid transpôs fronteiras intervindo na dinâmica social. Essa ferramenta possibilitou também a identificação de sujeitos dentro da história de Moçambique, sobretudo, daquelas cujas vozes foram silenciadas e apagadas pela história oficial. Para além das relações de poderes e acordos externos, existiam cotidianos e vivências que antecede o anseio pela construção de um Estado Nacional, as guerras civis que perduraram por 16 anos controlaram a vida privada e corpos que foram violentados por um sistema construído nas bases do colonialismo português, nova cidadania e novas relações culturais estavam sendo idealizadas. O objetivo do artigo é contextualizar a dinâmica política social de Moçambique pós-colonial a fim de conhecer a historicidade moçambicana e expor as experiências traumáticas dos personagens e suas possíveis associações com a realidade, explorando noções de história, de sujeito, de tempo e de espaço contidas no enredo. Para tanto, utilizamos fontes bibliográficas acerca da historicidade de Moçambique e sobre os percursos da literatura moçambicana e as entrevistas publicadas pela Revista Literatas no período de 2012.

Palavras-Chave: Literatura, Moçambique, Pós-colonial, Guerra Civil, Escrita Feminina.

 

Abstract

Lília Momplé's novel entitled Neighbors, through narratives, allows the reader to identify the political and social scene of Mozambique after colonialism and, likewise, how the apartheid movement crossed borders intervening in social dynamics. This tool also made it possible to identify subjects within the history of Mozambique, especially those whose voices were silenced and erased by official history. In addition to the relations of powers and external agreements, there were daily lives and experiences that precede the yearning for the construction of a National State, the civil wars that lasted for 16 years controlled the private life and bodies that were violated by a system built on the basis of colonialism Portuguese, new citizenship and new cultural relations were being idealized. The objective of the article is to contextualize the social political dynamics of post-colonial Mozambique in order to understand Mozambican historicity and expose the characters' traumatic experiences and their possible associations with reality, exploring notions of history, subject, time and space. contained in the plot. To this end, we used bibliographic sources about the historicity of Mozambique and the routes of Mozambican literature and the interviews published by Revista Literatas in the period of 2012.

Key words: Literature, Mozambique, Post-colonial, Civil War, Female Writing

 

Resumen

La novela de Lília Momplé titulada Vecinos, a través de narrativas, permite al lector identificar el escenario político y social de Mozambique después del colonialismo y, así mismo, cómo el movimiento del apartheid cruzó fronteras interviniendo en dinámicas sociales. Esta herramienta también permitió identificar sujetos dentro de la historia de Mozambique, especialmente aquellos cuyas voces fueron silenciadas y borradas por la historia oficial. Además de las relaciones de poderes y acuerdos externos, se vivieron vivencias y vivencias cotidianas que anteceden el anhelo por la construcción de un Estado Nacional, las guerras civiles que duraron 16 años controlaron la vida privada y los cuerpos que fueron violados por un sistema construido. sobre la base del colonialismo portugués se idealizaban la nueva ciudadanía y las nuevas relaciones culturales. El objetivo del artículo es contextualizar la dinámica sociopolítica del Mozambique poscolonial para comprender la historicidad mozambiqueña y exponer las experiencias traumáticas de los personajes y sus posibles asociaciones con la realidad, explorando nociones de historia, sujeto, tiempo y espacio. la trama. Para ello, se utilizaron fuentes bibliográficas sobre la historicidad de Mozambique y las rutas de la literatura mozambiqueña y las entrevistas publicadas por Revista Literatas en el período de 2012.

Palabras clave: Literatura, Mozambique, Poscolonial, Guerra civil, Escritura femenina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina da Luz Nunes, Universidade Federal do Maranhao

Graduanda em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão. Estagiaria no Arquivo Publico do Estado do Maranhão - APEM exercendo atividades no campo de organização e transcrição documental, desenvolvimento de instrumentos de pesquisa e atendimento a pesquisadores e publico em geral. Alem disso, faz parte do quadro de bolsistas como voluntario do PIBIC/PIC pelo GRUPO DE MUNDO ATLÂNTICO E SUAS DIÁSPORAS - GMAD com o projeto financiado pela FAPEMA com a temática MOÇAMBIQUE NA PERSPECTIVA DOS ARTICULADORES DA REVISTA PORTUGAL EM AFRICA. Enveredando na linha de pesquisa relacionada a Diáspora Africana, escrita feminina pós colonial, relação literatura e historia. Como pontos chaves, mulher, oralidade e escrita pós colonial.

Josenildo de Jesus Pereira, Professor Associado II do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão.

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA - 1986), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC ? 2001), doutorado pela Universidade de São Paulo (USP -2006) e um Pós-Doutorado no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa UL ? 2017). É professor Associado II do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de História com ênfase em História do Brasil Império e da África atuando, principalmente, nos temas: História da África Centro Ocidental, com destaque para o colonialismo português e a História de Angola; a escravidão Moderna; a Cultura Afro-brasileira; Educação, racismo e as relações étnico raciais no Brasil. Com publicações de artigos e capítulos de livros relativos a estes temas.

Referências

BAPTISTA, Ana (2012), Lília Momplé: A mulher e a Palavra” In Literatas, Revista

Moçambicana Lusófona, nº43, 17 de agosto, Maputo.

BÂ, Amadou Hampâté. A Tradição Viva. In: ISKANDER, Z. (Org.) História. Geral da

África. Vol. 1. São Paulo : Ática, Unesco, 1980. p. 181-218

CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação – São Paulo:

Editora UNESP 2009.

CABAÇO, José Luís. A questão da diferença na literatura moçambicana. In: Via

Atlântica, São Paulo, n.7, 2004.

CERTEAU, Michel de, 1925-1986. A escrita da história/ Michel de Certeau; tradução

de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica Arno Vogel. – 3°ed. – Rio de Janeiro:

Forense, 2015.

CHARTIER, R. (2010). "Escutar os mortos com os olhos". Estudos Avançados,24(69),

-30. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10510.

J. A. S. LOPITO FEIJÓO K, ANGOLA, “Escrever é como se fosse um parto. É um

exercício penoso!”. Entrevista Jornal Tornado; 17 de julho de 2018. Disponivel em:

https://www.jornaltornado.pt/escrever-e-como-se-fosse-um-parto-e-um-exercicio-peno

so-em-conversa-com-lilia-momple/

FERREIRA, Celso. A fonte fecunda; in: O Historiador e suas fontes/ Carla Bassanezi

Pinsky e Tania Regina de Luca (orgs.). 1.ed., 2o reimpressão São Paulo: Contexto, 2012.

GIL, Fernando. STV Lília Momplé entrevista 26 11 201. (47m52s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=xU29CgEskaU&t=340s

LE GOFF, J. História e Memória. São Paulo: Ed. Unicamp, 1996. [original dos ensaios:

-1982] [original do livro: 1982].

LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & Escritas Pós-Coloniais: Estudos Sobre Literaturas

Africanas. Niterói (RJ): Eduerj, 2012.

MACHEL, Samora. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA POPULAR DE

MOÇAMBIQUE, 1975. Maputo.

MATA, Inocência, 2014. Estudos pós-coloniais: Desconstruindo genealogias

eurocêntricas. Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 27-42.

MATA, Inocência. A crítica literária africana e a teoria pós-colonial: um modismo ou

uma exigência? Ipotesi, Juiz de Fora, v.10, n.2, jan/jun, jul/dez 2006.

MASSEKO, Felizardo Gabriel. A Guerra dos 16 anos em Moçambique: causas nacionais

e internacionais? Revista Nordestina de História do Brasil, Cachoeira, v. 2, n. 3, p.

-136, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/2596- 0334-v2i3-1493

MOMPLÉ, Lília. Neighbours. 2ª ed. Moçambique: AEMO,1999.

PESAVENTO, SANDRA. Literatura, história e identidade nacional. 2000. Disponível

em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/531

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos históricos, Rio de

Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

QUIVE, Eduardo (2012), "Lília Momplé: O Mito e a Verdade” in Literatas, Revista

Moçambicana Lusófona. nº43,17 de agosto, Maputo, pp. 9 -10. Disponivel:

https://issuu.com/revistaliteratas/docs/especial_lilia_momple

SALGADO, Maria Teresa. Neighbours: de violências, mulheres, mudanças...e homens.

Revista Diadorim/Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de

Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Volume 9, julho de 2011.

SOUZA, Ubiratã. A literatura entre lados da guerra: uma leitura comparada dos romances

Neighbours, de Lília Momplé, e os sobreviventes da noite, de Ungulani Ba Ka Khosa,

Ano de Obtenção: 2014

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Nunes, A. C. da L., & Pereira, J. de J. (2021). A ESCRITA QUE TRANSPÕE DORES SILENCIADAS Uma análise da narrativa de Lília Momplé na obra Neighbours. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(8). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16212

Edição

Seção

Artigos