Mulheres negras driblando as desigualdades, de(s)colonizando e protagonizando uma educação para as relações étnico-raciais.

Autores

  • Daiana da Silva Estudante da Especialización Estudios Afrolatinoamericanos y caribeños - Clacso

Resumo

 

Este texto pretende refletir sobre as desigualdades étnico-racial na educação e o protagonismo das mulheres negras na descolonização dos currículos na educação. O trabalho destaca a produção de três intelectuais negras Azoilda Loretto da Trindade, Lélia Gonzalez e Nilma Gomes, que são referências de luta contra o racismo e propõem nas suas produções teórico-metodológicas a de(s)colonização e uma educação para as relações étnico-racial.

Palavras-chave: Mulheres negras; educação; relações étnico-raciais; descolonização

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

da Silva, D. (2021). Mulheres negras driblando as desigualdades, de(s)colonizando e protagonizando uma educação para as relações étnico-raciais. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(9). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/15621