OS FATORES MOTIVADORES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL CAMINHOS DO APRENDER NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA

Autores

  • Francisca de Fátima da Silva Leite Secretaria Municipal de Educação de Grajaú - SEMED

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p322-342

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Evasão, Motivação.

Resumo

THE MOTIVATIONAL FACTORS OF SCHOOL EVASION IN EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS IN THE MUNICIPAL SCHOOL CAMINHOS DO APRENDER IN THE MUNICIPALITY OF GRAJAÚ-MA

LOS FACTORES MOTIVADORES DE LA EVASIÓN ESCOLAR EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS EN LA ESCOLA MUNICIPAL CAMINHOS DO APRENDER DEL MUNICIPIO DE GRAJAÚ-MA

O presente artigo aborda a motivação como um fator fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, objetivou-se conhecer a interação professor-aluno, o perfil do aluno e as suas expectativas e motivações diante da escola, bem como, a metodologia utilizada em sala de aula, ao passo que busca investigar quais os possíveis fatores que possam estar relacionados ao alto índice de evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Grajaú-MA. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Caminhos do Aprender (E. M. C. A), localizada na sede do município de Grajaú-MA, esta caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, sendo a coleta de dados dirigida especificamente aos professores, alunos, diretora e coordenadores da EJA, os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista, conversa informal, observação, questionário e consulta de documento (Projeto Político Pedagógico - PPP). Os resultados permitiram delinear o perfil do alunado e do profissional da EJA, as metodologias de ensino do professor, bem como, responder os questionamentos relativos às expectativas e força motivacional do educando e os diversos motivadores da evasão escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos; Evasão; Motivação.

ABSTRACT
The present article approaches the motivation as a fundamental factor in the teaching and learning process of the students of the Education of Young and Adults, aiming to know the teacher-student interaction, the profile of the student and their expectations and motivations before the school, as well such as the methodology used in the classroom, while seeking to investigate the possible factors that may be related to the high dropout rate in Youth and Adult Education in the Grajaú-MA city. The research was conducted at the Caminhos do Aprender School (EMCA), located at the Grajaú-MA. It is characterized as a qualitative and quantitative approach. The data collection instruments were: interview, informal conversation, observation, questionnaire and document consultation (Political Educational Project - PPP). The results allowed outlining the profile of the student and the professional of the EJA. The teacher’s teaching methodologies, as well as, answer the questions regarding the expectations and motivational strength of the student and the various motivators of school dropout.

Keywords: Learning; Youth and Adult Education; Evasion; Motivation.

RESUMEN
El presente artículo aborda la temática de la motivación como un factor fundamental en el proceso de la enseñanza y aprendizaje de los estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Se ha objetivado conocer la interacción profesor-alumno, el perfil del alumno, sus expectativas y motivaciones ante la escuela, así como, la metodología utilizada en el aula; mientras se busca investigar cuales los posibles factores que pueden estar relacionados al alto índice de evasión escolar en la Educación de Jóvenes y Adultos, en la ciudad de Grajaú-MA. La investigación fue realizada en la Escuela Municipal Caminhos do Aprender (E. M. C. A), ubicada en la sede del municipio de Grajaú-MA. Esta se caracteriza como una investigación de abordaje cuantitativo y cualitativo, siendo la recolección de datos dirigida, específicamente, a los profesores, alumnos, directora y coordinadores de la EJA. Los instrumentos de recolección de datos fueran: entrevista, charla informal, observación, cuestionario y consulta de documentación (Proyecto Político Pedagógico - PPP). Los resultados permitieron delinear el perfil del alunado y del profesional de la EJA, las metodologías de enseñanza del profesor, así como, responder los cuestionamientos relativos a las expectativas y fuerza motivacional del educando y las razones diversas de la evasión escolar.

Palabras clave: Aprendizaje; Educación de Jóvenes y Adultos; Evasión; Motivación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca de Fátima da Silva Leite, Secretaria Municipal de Educação de Grajaú - SEMED

Licenciada em Letras Português/Espanhol e Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora Alfabetizadora na Rede Municipal de Grajaú – MA.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

LEITE, Francisca de Fátima da Silva.
OS FATORES MOTIVADORES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL CAMINHOS DO APRENDER NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 10, p. 322–342, 24 Jan 2018 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/8334. Acesso em: 8 nov 2024.