A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: as produções acadêmicas dos estudantes do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano

Autores

  • Juliane Ribeiro Fleck Centro Universitário Franciscano – UNIFRA/RS.
  • Eliane Galvão dos Santos Centro Universitário Franciscano – UNIFRA/RS

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v2n7p241-261

Palavras-chave:

PIBID, Formação Inicial, Subprojeto de Pedagogia/UNIFRA

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa do Trabalho Final de Graduação (TFG), do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria/RS. O objetivo da pesquisa foi investigar as contribuições do Subprojeto PIBID-Pedagogia do Centro Universitário Franciscano na formação inicial dos acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia da instituição. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, acompanhada da pesquisa documental para análise dos relatórios de atividades do PIBID/Pedagogia enviados à CAPES nos anos de 2011 a 2013. Como subsídio teórico utilizaram-se autores como Brasil (2010), Marcelo Garcia (1999), Marquezan (2010), Santos (2013), Tardif (2013). Espera-se que a pesquisa venha a contribuir com os estudos e práticas na formação inicial dos pedagogos, uma vez que o PIBID é de grande valia para a carreira profissional dos futuros pedagogos em formação inicial, já que os mesmos têm a possibilidade de atuar na realidade escolar e nas diversas atividades em que envolvem o PIBID, permitindo aos acadêmicos a vivência de diversificadas experiências, assim trazendo subsídios para a contribuição na sua futura atuação profissional.

Palavras-chave: PIBID; Formação Inicial; Subprojeto de Pedagogia/UNIFRA.


THE CONTRIBUTION OF PIBID IN INITIAL TEACHER TRAINING: the academic productions of the students of the Pedagogy Course of the Franciscan University Center

ABSTRACT
This article is the result of research work Final Graduation (TFG), the School of Education, the Franciscan University Center (UNIFRA), Santa Maria / RS. The objective of the research is to investigate the contributions of Subproject PIBID-PEDAGOGIA the Franciscan University in the initial training of students from the degree course in Pedagogy of the institution. The methodology used was the qualitative bibliographic approach, and a documentary research was used to analyze the reports of activities of PIBID/Pedagogy sent to CAPES in the years 2011 to 2013. As a theoretical subsidy used to authors like BRAZIL ( 2010), MARCELO GARCIA (1999), Marquezan (2010), Santos (2013), Tardif (2013). It is hoped that the research will contribute to the study and practice in the initial training of teachers, since the PIBID is of great value to the professional career of pedagogues future in initial formation, since they have the possibility of acting in school reality and the various
activities involving PIBID, allowing students to experience the diverse experiences thus bringing benefits to the contribution in their future professional activities.

Keywords: PIBID; Initial formation; Subproject of Education/UNIFRA.


LA CONTRIBUCIÓN PIBID EN FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES: producciones académicas de los estudiantes del Centro Universitario de la Educación Curso Franciscana

RESUMEN
Este artículo es el resultado de un trabajo final de investigación de la graduación (GFT), la Escuela de Educación, el Centro de la Universidad Franciscana (UNIFRA), Santa Maria / RS. El objetivo de la investigación es investigar las contribuciones de Subproyecto Universidad Centro-PIBID pedagogía franciscana en la formación inicial de los estudiantes de la licenciatura de Pedagogía de la institución. La metodología utilizada fue el abordaje cualitativo de cuño bibliográfico, siendo que se utilizó una investigación documental para el análisis de los informes de actividades del PIBID / Pedagogía enviados a CAPES en los años 2011 y 2013. Como un subsidio teórico utilizado para autores como Brasil ( 2010), Marcelo García (1999), Marquezan (2010), Santos (2013), Tardif (2013). Se espera que la investigación contribuirá al estudio y la práctica en la formación inicial de los maestros, ya que el PIBID es de gran valor para la carrera profesional de pedagogos futuro en la formación inicial, ya que tienen la posibilidad de actuar en realidad escolar y las diversas actividades que implican PIBID, lo que permite a los estudiantes experimentar las diversas experiencias con el consiguiente beneficio para la contribución en sus actividades profesionales futuras.

Palabras clave: PIBID; Formación inicial; Subproyecto de Educación/UNIFRA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Ribeiro Fleck, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA/RS.

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA/RS

Eliane Galvão dos Santos, Centro Universitário Franciscano – UNIFRA/RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA/RS.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

FLECK, Juliane Ribeiro; SANTOS, Eliane Galvão dos.
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: as produções acadêmicas dos estudantes do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Franciscano
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 7, p. 241–261, 31 Dez 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/7379. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade