CARÊNCIA DE INFRAESTRUTURA BÁSICA HABITACIONAL

uma análise espacial na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202213

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Geoprocessamento, Adequação Habitacional

Resumo

Estudos orientados ao uso de recursos públicos, investimentos e manutenção de equipamentos voltados ao bem-estar social são de grande relevância para regiões urbanas carentes do amparo do poder público, devido os inúmeros problemas socioambientais desencadeados pela ausência de infraestrutura básica. Pesquisas dessa natureza podem ser bem-sucedidas a partir da aplicação de técnicas de geoprocessamento. Assim, tem-se como objetivo elaborar o Índice de Adequação Habitacional (IAH), por meio da análise de variáveis do âmbito sanitário e ambiental para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), utilizando-se Sistema de Informação Geográfica em conjunto com a Análise Hierárquica do Processo (AHP). Desta forma, por meio da elaboração do IAH constatou a ocorrência de áreas com adequabilidade muito alta (25,12%), alta (52,77%) e baixa (0,71%) na RMS. Ademais, verificou-se que a área urbana possui melhores condições de acesso a infraestrutura básica quando comparado às áreas rurais, interferindo na qualidade de vida dessa população. Por fim, a pesquisa conseguiu demonstrar que a metodologia aplicada se mostrou satisfatória para representar a realidade socioambiental da RMS. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Tondato Arantes, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.

Camille Vasconcelos Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.

Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Professor do Departamento de Engenharia Ambiental (UNESP/Câmpus de Sorocaba).

Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor do Departamento de Engenharia Ambiental (UNESP/Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba).

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

ARANTES, Leticia Tondato; SILVA, Camille Vasconcelos; SILVA, Darllan Collins da Cunha e; LOURENÇO, Roberto Wagner.
CARÊNCIA DE INFRAESTRUTURA BÁSICA HABITACIONAL: uma análise espacial na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202213, 4 Nov 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 26 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos