AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS CLASSIFICADORES DE IMAGEM DE SENSORIAMENTO REMOTO COM VARIAÇÃO NA RESOLUÇÃO ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202204Palavras-chave:
Índice Kappa, Classificação de Imagens, Qualidade Temática, Comparativo de ÍndicesResumo
Compreender as características das feições terrestres no intuito de conduzir tomadas de decisão que causem o menor impacto negativo no ambiente é uma etapa inicial e fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho de cinco algoritmos de classificação de imagens para o mapeamento das classes de uso e cobertura da terra de duas regiões com características distintas de Belo Horizonte – MG. Para o processo de classificação foram utilizadas 2 imagens provenientes de ortofotos com resolução espacial original de 0,20 m e com base nestas, foram geradas 12 novas imagens através do processo de reamostragem de pixels. Para testar a significância estatística das classificações, foram utilizados a Acurácia Global, Índice Kappa e o Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Os resultados obtidos apontaram para a necessidade de se abordar a interpretação de vários autores, bem como de outros índices de qualidade temática, além da necessidade de no futuro criar-se uma metodologia que pondere qualidade posicional e a temática em conjunto na avaliação final dos mapas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.