AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS CLASSIFICADORES DE IMAGEM DE SENSORIAMENTO REMOTO COM VARIAÇÃO NA RESOLUÇÃO ESPACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202204

Palavras-chave:

Índice Kappa, Classificação de Imagens, Qualidade Temática, Comparativo de Índices

Resumo

Compreender as características das feições terrestres no intuito de conduzir tomadas de decisão que causem o menor impacto negativo no ambiente é uma etapa inicial e fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho de cinco algoritmos de classificação de imagens para o mapeamento das classes de uso e cobertura da terra de duas regiões com características distintas de Belo Horizonte – MG. Para o processo de classificação foram utilizadas 2 imagens provenientes de ortofotos com resolução espacial original de 0,20 m e com base nestas, foram geradas 12 novas imagens através do processo de reamostragem de pixels. Para testar a significância estatística das classificações, foram utilizados a Acurácia Global, Índice Kappa e o Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Os resultados obtidos apontaram para a necessidade de se abordar a interpretação de vários autores, bem como de outros índices de qualidade temática, além da necessidade de no futuro criar-se uma metodologia que pondere qualidade posicional e a temática em conjunto na avaliação final dos mapas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warlen Librelon de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Graduado em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Newton Paiva.

Bárbara Roberta Morais, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais – UFMG. Graduada em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG/Campus Bambuí.

Marcelo Antônio Nero, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Engenharia de Transporte pela Universidade de São Paulo – USP. Graduado em Cartografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências – UFMG.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

OLIVEIRA, Warlen Librelon de; MORAIS, Bárbara Roberta; NERO, Marcelo Antônio.
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS CLASSIFICADORES DE IMAGEM DE SENSORIAMENTO REMOTO COM VARIAÇÃO NA RESOLUÇÃO ESPACIAL
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202204, 28 Out 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos