INICIAÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: docência, aprendizagens e dificuldades
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202035Palavras-chave:
Início da Carreira Profissional Docente, Docência na Educação Infantil, Professor InicianteResumo
PROFESSIONAL INITIATION OF TEACHING OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: teaching, learning and difficulties
INICIACIÓN PROFESIONAL DEL PROFESOR DE EDUCACIÓN INFANTIL: enseñanza, aprendizaje y dificultades
RESUMO
O objetivo deste estudo incidiu em identificar e analisar as dificuldades encontradas e as aprendizagens adquiridas/construídas no início da carreira de docentes da educação infantil. A pesquisa com enfoque qualitativo foi realizada no município de Itapetinga-BA, com cinco docentes iniciantes da Educação Infantil. Os resultados mostraram que o docente em início de carreira encontra inúmeras dificuldades para exercer a sua função, no entanto também alcançam inúmeras aprendizagens para a construção da sua identidade pessoal e profissional; que há diferença entre ser professor iniciante da escola pública e privada; ser professor contratado e efetivo; ser professor da educação infantil e de outros níveis ou modalidades de ensino.
Palavras-chave: Início da Carreira Profissional Docente; Docência na Educação Infantil; Professor Iniciante.
ABSTRACT
This study focused on identifying and analyzing the difficulties and learning acquired/constructed in the early childhood education teacher career. The qualitative research was conducted in the city of Itapetinga -BA, with five beginner teachers of early childhood education. The results showed that the teacher in the beginning of the teaching career is many difficulties to carry out their work, but also reach several learning for the construction of their personal and professional identity; there is a difference between being a beginner teacher of public and private school; teacher be hired and effective; being a professor of early childhood education and other levels or types of education.
Keywords: Beginning of the Teaching Professional Career; Teaching in Early Childhood Education; Beginning Teacher.
RESUMEN
El objetivo de este estudio fue identificar y analizar las dificultades encontradas y los aprendizajes adquiridos/construidos al inicio de la carrera de los docentes de educación infantil. La investigación con enfoque cualitativo se llevó a cabo en el municipio de Itapetinga-BA, con cinco docentes principiantes de Educación Infantil. Los resultados mostraron que el docente al inicio de su carrera docente encuentra numerosas dificultades para ejercer su función, sin embargo también logra numerosos aprendizajes para la construcción de su identidad personal y profesional; que hay una diferencia entre ser un maestro principiante en las escuelas públicas y privadas; ser un maestro contratado y eficaz; ser docente de educación infantil y otros niveles o modalidades de educación.
Palabras clave: Inicio de la Carrera Profesional Docente; Docencia en Educación Infantil; Profesor Principiante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.