About the Journal

A Revista Humanidades & Educação, editada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Educação (GEPEE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Imperatriz, objetiva a divulgação de trabalhos de relevância nacional e internacional de pesquisadores interessados nas questões interdisciplinares das Ciências Humanas com ênfase em Educação. A Revista visa estimular a produção e divulgação de pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas com ênfase emEducação, no intuito de ser mais um canal institucional de visibilidade da produção científica no cenário nacional e internacional através de suas publicações e ações editoriais.

ISSN 2675-0805

Periodicidade: Semestral

Announcements

DOSSIÊ DISCURSO E EDUCAÇÃO

2024-06-06

O campo da educação, em todas as suas esferas, é profundamente povoado de discursos. Há o discurso do professor, da professora; o discurso dos alunos e das alunas – em relação aos professores e às professoras ou a seus pares; os discursos efetivados pelos demais sujeitos que habitam o universo da escola; os discursos oficiais legitimados por essas instituições; os discursos políticos que afetam, direta ou indiretamente, as dinâmicas dos processos educacionais; os mais distintos discursos que os diferentes sujeitos sociais proferem sobre a escola e outros tantos que permeiam as práticas sociais desse espaço.

Para lembrar o célebre ensinamento de Foucault (1996, p. 08-09), há uma ordem do discurso do mundo educacional povoado de muitos sujeitos, muitas vozes, uma miríade de formações discursivas e ideológicas, arranjos sociais em que a produção dos discursos é simultaneamente “controlada, selecionada, organizada e redistribuída por certo número de procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatório, esquivar sua pesada e terrível materialidade”.

É para lançar luzes sobre este universo que ora propomos este dossiê, da Revista Humanidades & Educação, que estamos denominando “Dossiê Discurso e Educação”. Nosso objetivo é acolher múltiplas análises, sob as mais distintas linhas teóricas – Análise Crítica de Discursos, Análise do Discurso de linha Francesa, Análise Bakhtiniana, Estudos de Linguística Textual, entre outros –, que tenham como cerne a observação do discurso.

Pretendemos que esta iniciativa possa servir como registro das investigações neste campo tão importante para a dinâmica social; que seja um espaço para o registro científico de olhares epistemológicos para os problemas da produção de sentido que afetam a educação – nas suas variadas práticas; e que possa contribuir para consolidar a Humanidades & Educação como uma revista científica que se interessa pelas grandes e atuais questões que envolvem os processos educacionais.

 

EDITOR E EDITORA DO DOSSIÊ:

Marcos Fábio Belo Matos – professor associado do CCIm - Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde atua nos cursos de Jornalismo e Pedagogia. Atualmente, é  vice-coordenador do LIDIME (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Discurso, Mídia e Educação).

Maria Felícia Romeiro Mota Silva - docente adjunta na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Além do ensino, também atua em pesquisas com os temas: Discursos, Identidades e Mídia e em projetos de extensão voltados para a área de pesquisa qualitativa. É membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Línguas - GEPELIN - UFOB.

 

PRAZO FINAL DE SUBMISSÃO: 30 de setembro de 2024.

Read more about DOSSIÊ DISCURSO E EDUCAÇÃO

Current Issue

v. 5, n. 9, jul./dez. 2023
					View v. 5, n. 9, jul./dez. 2023
Published: 2024-04-24

Editorial

  • Editorial

    Edson Ferreira da Costa, Regysane Botelho Cutrim Alves
    1

Artigos

View All Issues