Sobre a Revista

Foco e Escopo

 

A Revista Humidades & Educação, editada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Educação (GEPEE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus Imperatriz, surge da necessidade de termos um periódico científico no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST)/Imperatriz-MA que divulgue os trabalhos de relevância nacional e internacional de pesquisadores interessados nas questões interdisciplinares das Ciências Humanas com ênfase em Educação. Através deste periódico, temos a possibilidade de dar maior visibilidade institucional ao que vem sendo produzido pelos pesquisadores das Ciências Humanas a nível regional, nacional e internacional, possibilitando um diálogo interinstitucional com pesquisadores voltados para a produção científica interdisciplinar.

A Revista Humanidades & Educação visa estimular a produção e divulgação de pesquisas interdisciplinares em Ciências Humanas com ênfase emEducação, no intuito de ser mais um canal institucional de visibilidade da produção científica no cenário nacional e internacional através de suas publicações e ações editoriais.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Cada artigo submetido será avaliado por pelo menos um parecerista e, em caso de parecer não conclusivo, será avaliado por um segundo parecerista; em caso de discordância nos pareceres de ambos, o manuscrito será enviado para que um terceiro parecerista possa emitir um novo parecer.

O tempo padrão de conclusão de uma avaliação é de pelo menos 120 (cento e vinte) dias e está relacionado à disponibilidade dos avaliadores. Entretanto, esse prazo pode ser estendido por força das circunstâncias de cada trabalho submetido e da temática abordada.

As publicações de trabalhos de pesquisadores oriundos da UFMA estarão restritas ao máximo de 20% dos artigos em cada edição da revista; e estes mesmos pesquisadores só poderão publicar novo artigo decorridos 24 (vinte e quatro) meses do último trabalho publicado na revista. Essa restrição se aplica somente a artigos.

No caso de publicação de trabalhos de pesquisadores externos à UFMA, um mesmo autor(a) só terá novo trabalho publicado na revista após 1 (um) ano da edição de sua última publicação. Essa restrição se aplica somente a artigos.

Sobre os direitos de veiculação

 

A vinculação do trabalho submetido fica sob os direitos da Revista.

No caso de o trabalho ser reproduzido total ou parcialmente em alguma outra edição, é obrigatória a referência à Revista, assim como ao número e ao ano da publicação.

É critério dos editores da Revista e dos seus avaliadores recomendar ao autor modificações no seu original, condicionando a sua veiculação à aceitação ou não da recomendação.

 

Sobre os direitos autorais e o plágio

 

É de responsabilidade do autor garantir a autorização para traduções e reproduções de originais, conforme Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

É permitida “a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”, conforme Art. 46, parágrafo III, da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

O autor será responsabilizado por plágio, conforme Art. 184 da Lei nº 10.695, de 1 de julho de 2003.

Não é permitido ao autor fazer referências aos seus próprios textos sem citá-los, conforme a norma estabelecida por esta editoria.

Sobre as responsabilidades da Revista e dos autores

 

Fica sob responsabilidade da Revista veicular e arquivar todos os trabalhos, fazendo referência aos autores, assim como indexar seu conteúdo em plataformas nacionais e internacionais.

É responsabilidade do autor o conteúdo dos seus trabalhos, a autenticidade de suas referências, a omissão de informações e a adequação às normas da língua em que o texto é escrito, assim como a padronização das referências, citações, resumos e palavras-chave.

Todos os autores que assinam o trabalho afirmam ter participado do seu processo de pesquisa e redação, se responsabilizando ética e legalmente pelo que afirmam.

A Revista não se responsabilizará pelo que afirmam os autores em seus respectivos trabalhos, mas apoia a liberdade de expressão e de consciência de seus colaboradores.

A qualquer tempo, por iniciativa do autor ou dos editores, poderá ser publicada retratação ou correção de algum conteúdo divulgado em edições anteriores, seja para noticiar plágio, informações incorretas ou omissões. 

Ao submeter um trabalho à Revista, o autor afirma que o trabalho apresentado, bem como a pesquisa que o antecedeu, preza pela dignidade da pessoa humana e por seus direitos, assim como seguem a legislação vigente sobre a ética em pesquisa e ética editorial.