Metodologia cooperativa no ensino de Química: percepções de estudantes do ensino médio

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Metodologia Ativa, Sequência Didática, Química Orgânica.

Abstract

A presente pesquisa, de abordagem qualitativa participante, teve como objetivo analisar as percepções de estudantes do 3ª ano do Ensino Médio de um colégio estadual de Almirante Tamandaré/PR sobre a Metodologia Cooperativa, a qual fundamentou uma Sequência Didática envolvendo conteúdos de Química Orgânica. Os dados foram constituídos por meio de Grupo Focal e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Das falas dos participantes da pesquisa emergiram quatro categorias que revelam suas percepções sobre: i) trabalho em grupo; ii) metodologia cooperativa desenvolvida; iii) aprendizagem dos conceitos químicos; e iv) método tradicional. As percepções apontaram que a metodologia ativa, pautada na Metodologia Cooperativa, se configurou como uma estratégia com potencialidade para promoção da aprendizagem de conceitos químicos, com destaque para o papel da interação social em sala de aula ao longo do processo educativo.

Cooperative methodology in Chemistry teaching: perceptions of High School Students

Abstract

The present research, with a participative qualitative approach, aimed to analyze the perceptions of 3rd year high school students from a state school in Almirante Tamandaré / PR on Cooperative Methodology, which supported a Didactic Sequence involving Organic Chemistry content. The data were constituted through a Focus Group and analyzed based on Content Analysis. From the results, four categories emerged from the research participants' perceptions about: i) group work; ii) developed cooperative methodology; iii) learning of chemical concepts; and iv) traditional method. The perceptions pointed out that the active methodology, based on the Cooperative Methodology, was configured as an advantageous strategy, in the sense that it promoted the learning of chemical concepts and also caused the ability to overcome individual challenges, in addition to promoting confidence and creativity to work in groups.


Keywords: Active Methodology. Teaching sequence. Organic chemistry.

 

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Biografie autore

Rafael de Lima Mussato, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Química pelo Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Para a Ciência. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Pubblicato

2021-03-13

Come citare

MUSSATO, Rafael de Lima; SILVEIRA, Camila.
Metodologia cooperativa no ensino de Química: percepções de estudantes do ensino médio
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 1, p. 67–83, 13 mar. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14612. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos