Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Ensino & Multidisciplinaridade é um periódico semestral, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão. Destina-se a divulgar artigos científicos resultantes de atividades de pesquisas na área do ensino de ciências naturais e educação matemática e de áreas afins a essa área de conhecimento, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino.

Processo de Avaliação pelos Pares

 

(a) A Revista reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de uma submissão por autoria ao ano, ou enquanto houver submissão anterior em processo de avaliação.

(b)Toda produção recebida é inicialmente analisada pela editora, que pode consultar ao Conselho Editorial. Nesta etapa analisa-se a adequação às normas para publicação e o alinhamento com as áreas temáticas de interesse.

(c) A produção estando de acordo com as normas para publicação e as áreas de interesse da revista, segue com o processo de revisão duplo-cego, em que a identidade tanto do(a) revisor(a) como do(a) autor(a) são ocultadas de ambas as partes. Não estando de acordo, o artigo é rejeitado pela editora e informado o motivo (não adequação às normas ou não alinhamento à revista).

(d) Toda produção submetida à avaliação será analisada por dois avaliadores ad hoc e ao Conselho Editorial, a quem cabe a decisão final sobre as publicações.

(e) O resultado da avaliação poderá ser: (1) aprovado sem revisões (ou mínimas revisões); (2) Aprovação condicionada às revisões; (3) sugestão de ressubmissão (onde receberá novo parecer); (4) rejeitado. Havendo divergência entre pareceristas poderá ser consultado um(a) terceiro(a) parecerista. Após esta terceira avaliação a editora avaliará todos os pareceres e indicações e proferirá o resultado em uma das 4 possibilidades apresentadas acima.

(f) A simples remessa de originais à revista implica a autorização para publicação. Os editores e pareceristas se reservam o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

(g) O simples encaminhamento dos trabalhos a Revista Ensino & Multidisciplinaridade implica na aceitação dos autores às normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos trabalhos.

(h) As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibiliza gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento por meio da licença Creative Commons CC BY com Atribuição 4.0 . Licença Creative Commons

Isenção de taxas

 

A Revista Ensino & Multidisciplinaridade não cobra custos de processamento, publicação e nem de submissão de artigos.

Identificação de Plágio

A revista adota ferramentas para identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos, tanto em termos de originalidade quanto de ineditismo.

Normas para publicação

 

A revista Ensino & Multidisciplinariedade é um periódico semestral, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão. Destina-se a divulgar contribuições de produções científicas relativas a pesquisas na área do ensino de ciências da natureza e educação matemática e de áreas afins a esse ensino, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino. 

 

1 Normas gerais

São aceitos trabalhos escritos em português e espanhol com até 4 (quatro) autores, entre os quais pelo menos um dos autores tem título de doutor(a).

As publicações aceitas contemplam pesquisas de caráter investigativo, estado da arte, proposta de ensino direcionadas ao ensino/aprendizagem de ciências e da educação matemática.  São consideradas:

Pesquisas de caráter investigativo - aquelas que possuem questões de pesquisas bem delimitadas, com caminhos metodológicos claros e que estejam sustentados por base teóricas consistentes;

Estado da Arte - levantamentos bem justificados na área de educação ou ensino de ciência, trazendo pontos relevantes que permitam correlações e tragam contribuições para o campo quanto a seu fechamento;

Propostas de Ensino - desde que constituídas a partir de bases teóricas consistentes que tragam contribuições para o ensino de ciências. Ressaltasse aqui a importância do campo teórico na constituição dessas propostas e não as ideias desenvolvidas apenas com base na experiência prática.

Propostas didáticas que não estejam sustentadas por correntes teóricas e não possuam vínculo direto com pesquisa não são recomendados, assim como não são recomendadas: relatos de experiência, levantamento de opiniões ou estudo quantitativo meramente descritivo como avaliação de desempenho escolar e outros estudos com base na aplicação de metodologia similar.

 

2 Instruções para submissão de trabalhos

No processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação:

(a) a contribuição ser original e inédita, e não tendo sido previamente publicado em outro lugar e/ou em outra língua em seu formato final, nem no formato impresso ou eletrônico (incluindo páginas da World Wide Web, grupos de discussão ou outros modelos de boletim eletrônico), e não está sob consideração para publicação em outra parte;

(b) o autor que submeter o trabalho deve ter a preocupação de não identificar a autoria, para garantir que o critério da avaliação seja “dupla-cega”.

(c) afirmar ter concordado com a versão final que será publicada pela revista, a qual teve sua redação revisada;

(d) todos os autores(as) devem incluir, obrigatoriamente, o ORCID no ato de encaminhamento do texto.

(e) foi obtida a permissão pelo(s) autor(es) para a reprodução no formato impresso e eletrônico e foram reconhecidas as fontes de todas as ilustrações, diagramas ou qualquer outro material incluído no artigo em que os autores não são proprietários dos direitos autorais;

(f) o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas de Submissão dos Trabalhos.

(g) não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceira parte ou qualquer material de natureza obscena, difamatória ou de outra maneira ilegal, e que implicará indenização a revista Ensino & Multidisciplinaridade contra todas as reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta garantia e de outras garantias no interesse deste acordo;

(h) Tendo em vista agilizar o processo de revisão de pares, os autores, no momento da submissão, deverão indicar o nome completo e o e-mail de, ao menos, quatro potenciais pareceristas. Um arquivo com essas informações deve ser anexado em “Docs. sup.”. Na ausência deste documento, o manuscrito será devolvido.

Ocorrendo plágio em trabalho enviado, ele será rejeitado, arquivado e comunicado ao(s) autor(es).

Todos os metadados solicitados pelo sistema devem ser adequadamente preenchidos para todas as modalidades de submissão, sob pena de o trabalho não ser considerado. A inclusão das informações nos metadados não exclui a necessidade de envio de documento e preenchimento de formulários mencionados em Documentos para submissão.

 

3 Forma de apresentação de trabalhos

A submissão de textos deve ser realizada diretamente no sistema da revista com o preenchimento de todos os metadados solicitados e apresentar:

(a) Formato em “word.docx”, digitados para papel tamanho A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0, espaçamento simples, contendo de 12 a 20 páginas.

(b) Título em português e em inglês se o idioma principal for o português; título em espanhol, português e em inglês se o idioma principal for espanhol. Os títulos devem ser dispostos seguindo a ordem dos idiomas aqui citados. Escrito em fonte Times New Roman, sem grifo, centralizados e tamanho 14, letras minúsculas e, em negrito, somente o título no idioma que foi escrito o texto.

(c) Título deve ser curto, preferencialmente não ultrapassando a segunda linha, quando escrito em qualquer dos três idiomas.

(d) A revisão textual e gramatical do texto, em português, espanhol e em inglês é de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) do texto. O não cumprimento acarretará a rejeição do material submetido.

(e) Todos os autores devem informar a titulação, nome da Instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Função que desempenha e Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado, país. E-mail: autor@xxx.com

(f) Resumo em português e em inglês se o idioma principal for o português; resumo em espanhol, português e em inglês se o idioma principal for espanhol. Resumos dispostos seguindo a ordem dos idiomas aqui citados. Devem ser apresentados na primeira página do trabalho, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 200 palavras e sem grifo. O resumo deve enunciar, de forma clara e sintética, o problema de estudo, a abordagem metodológica, resultados e conclusões.

(g) O termo Resumo e os equivalentes no idioma espanhol e inglês devem ser escritas em negritos, em fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados.

(h) As palavras-chave (de 3 a 5) e as expressões equivalentes no idioma espanhol e inglês devem ser escritas abaixo do resumo em cada idioma, em tamanho 10 e em negrito. A inicial de cada palavra-chave deve ser escrita em letra maiúscula, em fonte Times New Roman, formato simples, em tamanho 10 e devem ser separadas por ponto final.

(i) O corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples com recuo de 1,25 cm na 1ª linha dos parágrafos. Não adicionar espaço entre parágrafos do mesmo estilo.

(j) Seções criadas no texto sem numeração.

(k) Usar itálico e não negrito para destaques de palavras ou frases ao longo texto.

(l) Citações diretas de referências bibliográficas devem aparecer entre aspas, incluídas no texto, quando tiver até 3 linhas, e indicando o número da página. As citações de mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto (Times New Roman), em tamanho dez (10), espaçamento simples e sem utilização de aspas no início e no final.

(m) Citação indireta: nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes dos autores devem ser referendados usando maiúsculas e minúsculas. Caso esteja entre parênteses devem ser grafados em letras maiúsculas.

(n) As referências bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e serem apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética e seguir as normas da ABNT atual.

(o) Diálogos, entrevistas, conversas e/ou outros instrumentos provenientes de dados coletados, se for o caso, deverão aparecer em itálico, incluídas no texto, quando tiver até 3 linhas, e quando tiverem mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto (Times New Roman), em tamanho dez (10), espaçamento simples e em itálico.

(p) Ilustrações (tabelas, figuras, gráficos, quadros, fotos etc.), se for o caso, inseridas no corpo do texto contendo informações mínimas pertinentes à ilustração (Por ex. Tabela 1; Figura 1; etc.), tamanho 12, centralizado e deverão apresentar as respectivas legendas, conforme item 5.8 da NBR 14724/2011.  Fonte Times New Roman, em espaçamento simples, letra em tamanho 10 e formato semelhante à das citações (AUTOR, ano, página) ou Autor (ano, página).

(q) Notas de rodapé, se houver, exclusivamente explicativas e escritas da forma mais sucinta possível. Os dados bibliográficos relativos a citações de outros trabalhos devem ser localizados no corpo do texto, entre parênteses, limitando-se ao sobrenome do autor, ano e página (quando for o caso). Trabalhos de dois e três autores serão citados pelos nomes de todos, e mais de três, pelo o nome do primeiro seguido de et al.

(r) Template da revista (Favor não alterar a formatação).

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Esclarecimento de dúvidas e confirmação de recebimento de material poderão ser obtidos pelo e-mail: rem@ufma.br.

Errata: os pedidos de correção deverão ser encaminhados em, no máximo, 30 dias após a publicação.

 

Referências (Exemplos)

Artigos em periódicos (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

MARTINS, M. M.; BOEMER, M. R. Produção científica sobre o tema da morte e do morrer: estudo de um periódico. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 22, n. 2, p. 141-156, jul. 2001.

Observação: até três autores, deve-se colocar todos. Mais de três, deve-se indicar o primeiro nome e a expressão et al.

Livros (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

ALBARRACÍN, D. G. E. Saúde e doença na enfermagem: entre o senso comum e o bom senso. Goiânia: Editora AB, 2002.

Capítulos de livros (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

TAVARES, C.M.M.; TEIXEIRA, E.R. Trabalhando com representações sociais na enfermagem. In: GAUTHIER, J.H.M. et al. Pesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

Tese/Dissertação/Monografia (Em letras maiúsculas somente sobrenomes dos autores):

SOUZA, A. C. S. Risco biológico e biossegurança no cotidiano de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. 2001. 183 f. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001.

Jornais:

SOUZA, H.; PEREIRA, J.L.P. O orçamento da criança. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 maio 1995. Opinião, Caderno 1, p. 5.

Leis/portarias/resoluções:

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n°196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 1996.

Obras em CD-ROM:

PEDUZZI, M. Laços, compromissos e contradições existentes nas relações de trabalho da Enfermagem. In: Congresso Braliseiro de Enfermagem, 53., 2001, Curitiba. Anais...  Curitiba, 2001. CD-ROM.

Internet:

CASTRO, A. M. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. 2001.Disponível em: <http// www.josuedecastro.com.br/port/desenv.html>. Acesso em: 20 fev. 2015.

Observação: Todo texto extraído da internet possui um autor, ainda que institucional.

Periódicos disponíveis por meio eletrônico:

SOUZA, H.; RODRIGUES, C. A alma da fome é política. Jornal do Brasil, São Paulo, 12 set. 1993. Disponível em: <http://www.geocities.com/athens/ thebes/7046/fome.htm>. Acesso em: 4 jul. 2015.