http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/issue/feed Ensino & Multidisciplinaridade 2024-04-19T15:30:00-03:00 Maria Consuelo Alves Lima rem@ufma.br Open Journal Systems <p>Publicação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).</p> <p style="margin: 0px;">Missão: Divulgar produções científicas resultantes de pesquisas na área do ensino de ciências naturais e educação matemática e de áreas afins a essa área, envolvendo questões educacionais dos diferentes níveis de ensino. A revista aceita manuscritos originais escritos nos idiomas português e espanhol.</p> <p style="margin: 0px;"> </p> <p style="margin: 0px;">ISSN 2447-5777 </p> http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22330 Produção textual na formação docente em Ciências: possíveis contribuições do ciberativismo de mulheres cientistas em contexto adverso 2024-02-15T19:54:33-03:00 Francisco Raule de Sousa raule.sousa@ufca.edu.br Adriana Cavalcanti dos Santos adricavalcanty@hotmail.com <p>A discussão levantada neste artigo objetiva identificar as principais demandas da agenda das mulheres participantes de um evento <em>online</em> no canal Rede Brasileira de Mulheres Cientistas – RBMC. A partir das discussões apresentadas, serão elencadas possibilidades de reflexões sobre tópicos temáticos orientadores para o ensino de produção textual na formação inicial de docentes visando a construção de um currículo de Ciências focado no compromisso social. Por meio da análise qualitativa de natureza interpretativa, tomamos como dados a materialidade discursiva em um vídeo postado no <em>YouTube</em>, no canal da RBMC, sob a abordagem analítica da Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias organizadas em iniciais, intermediárias e finais indicaram, respectivamente: organização retórica do evento, aspectos das identidades das mulheres nas apresentações pessoais e abrangência das temáticas apresentadas tanto no que se refere aos projetos em curso quanto aos desafios destacados pelas participantes das cinco regiões brasileiras. Como resultado, o metatexto aponta para discussões possíveis, no âmbito da produção textual, as seguintes questões: busca por equidade no que tange às relações de gênero, utilização do ciberespaço como recurso potente de mobilização social e de produção de saberes no espaço acadêmico, além de reflexões sobre linguagem e ensino de Ciências.</p> <p><strong>Textual production in the teacher training in science: possible contributions of women scientists cyberactivism in an adverse context</strong></p> <p>ABSTRACT</p> <p>The discussion raised in this paper aims to identify the main demands on the agenda of women participants in an online event on the Brazilian Network of Women Scientists channel – RBMC (acronym in Portuguese). Based on the discussions presented, possibilities for reflections on thematic topics guiding for the initial teacher training in textual production is going to list, with a focus on the construction of a science curriculum centered on social compromise. By means of the qualitative analysis of an interpretative nature, we take as data the discursive materiality in a video posted on YouTube, on the RBMC channel, under the analytical approach of Discourse Textual Analysis (DTA). The categories organized in initial, intermediate, and final categories indicated, respectively: rhetorical organization of the event, aspects of women's identities in personal presentations, and the comprehensiveness of the themes presented, both in terms of ongoing projects and the challenges highlighted by participants from the five Brazilian regions. As a result, the metatext aims at possible discussions in the area of textual production, including the following issues: pursuit for equity regarding gender relations<strong>, </strong>use of cyberspace as a powerful resource for social mobilization and knowledge production in the academic space, in addition to reflections on language and science teaching.</p> <p>Keywords: Writing. Science. Gender. Curriculum.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensino & Multidisciplinaridade http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22350 A Matemática na história da minha vida: uma análise das mudanças no ensino vividas por professoras iniciantes 2024-02-15T21:35:53-03:00 Andressa Florcena Gama da Costa andressa.fg.costa@ufms.br <p>Este artigo se dedica a analisar as possíveis relações entre os padrões de ensino de Matemática vivenciados ao longo da trajetória escolar, acadêmica e profissional e concepções e práticas de professoras iniciantes, na disciplina. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter analíticodescritivo, concluída em 2022, na qual cinco recém-formadas no curso de Pedagogia, de instituições públicas e privadas responderam a questionários e entrevistas episódicas, voltados aos seguintes aspectos: a relação do professor com a Matemática antes, durante e após a formação inicial; os conhecimentos sobre Matemática e sentidos para seu ensino e o nível de<br />compreensão e reflexão sobre a própria prática. Assim, o despontar de pesquisas associadas às práticas bem-sucedidas no início da docência e as oportunidades criadas pela formação inicial, alinhadas às novas diretrizes curriculares, que enfatizam a imersão dos estudantes no ambiente escolar, promovendo um aprendizado embasado na prática real, corroboram com a perspectiva<br />de que os professores de matemática no início de carreira, ao menos no contexto deste estudo, passaram por uma mudança gradual das aulas de Matemática e a formação inicial e o contexto institucional, de entrada na carreira, desempenharam papel preponderante na constituição de padrão característico de aulas.</p> <p>Mathematics in the story of my life: an analysis of changes in teaching experienced by beginning teachers</p> <p>ABSTRACT</p> <p>This article is dedicated to analyzing the possible relationships between Mathematics teaching patterns experienced throughout the school career, academic, and professional trajectory, and the conceptions and practices of beginning teachers in this subject. This qualitative research, of an analytical-descriptive nature, completed in 2022. involved five recent graduates from the Pedagogy course, from both public and private institutions, who answered questionnaires and participated in episodic interviews. These were aimed at the following aspects: the teachers' relationship with Mathematics before, during, and after initial training; their knowledge about Mathematics and meanings for its teaching, and the level of understanding and reflection about their own practice. Thus, the emergence of research associated with successful practices at the beginning of teaching, and the opportunities created by initial training, aligned with the new curricular guidelines that emphasize students' immersion in the school environment, promoting learning based on real practice, corroborate the perspective that mathematics teachers at the beginning of their career, at least in the context of this study, have undergone a gradual change in Mathematics classes, and initial training and the institutional context of career entry played a paramount role in establishing a characteristic pattern of classes.</p> <p>Key-words: Teacher Training. Beginning of Teaching. Mathematics Teaching</p> <p> </p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensino & Multidisciplinaridade http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21913 Grandezas e medidas no Ensino Fundamental: a abordagem em uma proposta curricular do Oeste da Bahia 2024-02-15T00:49:25-03:00 André Pereira da Costa andre.pcosta@outlook.com Narlla Emilly Afonseca da Silva narllaemilly15@gmail.com <p>Este estudo buscou analisar a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Barreiras, Oeste da Bahia, observando como este documento aborda o ensino das Grandezas e Medidas no Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo de natureza documental com base no documento curricular supracitado, objeto deste estudo. As reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Grandezas e Medidas tiveram aporte teórico em Lima e Bellemain (2010). A análise evidenciou que, em geral, há grandezas em comum em ambos os anos de escolarização, sobretudo as ditas geométricas. As não geométricas são exploradas com maior frequência nos anos iniciais. A abertura de ângulos e a temperatura, por sua vez, são abordadas na transição entre os anos iniciais e os anos finais. Entre as opções metodológicas, o documento indica a realização de rodas de conversas, o desenvolvimento de pesquisas e experimentos, e o uso de materiais manipuláveis, instrumentos de medidas, jogos e leituras de diferentes gêneros textuais, músicas, simulações de atividades práticas vinculadas ao cotidiano, softwares e programas de computadores. A proposta curricular investigada apresenta avanços em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente, acerca de indicações metodológicas para um ensino mais prático e próximo do cotidiano.</p> <p>Magnitudes and measures in Elementary Education: the approach in a curricular proposal in Western Bahia</p> <p>ABSTRACT</p> <p>This study sought to analyze the Curricular Proposal of the Municipal Education Network of Barreiras, West of Bahia, observing how this document addresses the teaching of Quantities and Measures in Elementary Education. To this end, a qualitative study of a documentary nature was carried out, based on which the aforementioned curriculum document was the objective of study. Furthermore, we used as a theoretical contribution the reflections on the teaching and learning of Quantities and Measurements proposed by Lima and Bellemain (2010). The analysis showed that, in general, there are quantities in common in both years of schooling, especially the so-called geometric ones. Non-geometric ones are explored more frequently in the initial years. The opening of angles and temperature, in turn, are addressed in the transition between the initial and final years. Regarding methodological options, the analyzed document indicates the holding of conversation circles, the development of research and experiments, and the use of manipulative materials, measurement instruments, games and readings of different textual genres, music, simulations of practical activities linked to the everyday life, software and computer programs. The curricular proposal investigated presents advances in relation to the Common National Curriculum Base (CNCB), mainly regarding methodological indications for more practical teaching and closer to everyday life.</p> <p>Keywords: Teaching. Sizes and Measures. Curriculum Proposal. Didactic Guidelines.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensino & Multidisciplinaridade http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/23115 Ensino das operações com números inteiros por meio de atividades lúdicas 2024-02-21T16:58:41-03:00 Aline Maria Silva dos Santos alinesilvajan0902@gmail.com Flávia Brito Viegas Protasio flaviaviegassb@gmail.com José Domingos da Conceição Martins soldojesus@outlook.com Rayane de Jesus Santos Melo rayanemelo.27@gmail.com <p>Esta investigação objetivou analisar a implementação de uma proposta pedagógica com o uso de atividades lúdicas para o ensino das operações com números inteiros e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Para sua realização, optou-se pela abordagem quanti-qualitativa. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de se compreender a ludicidade no ensino de matemática e o ensino de números inteiros na Educação Básica, além de se elaborar uma proposta pedagógica; posteriormente, foi desenvolvida a pesquisa de campo, considerando a necessidade de aplicar a proposta elaborada e coletar os dados para análise. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Anajatuba – MA. Com aplicação da proposta pedagógica, pôde-se perceber importantes contribuições das atividades lúdicas no ensino de matemática, especificamente no ensino de números inteiros, pois através do uso dos jogos, notou-se o quanto esse recurso didático foi importante na condução das aulas e das atividades realizadas em sala. Desse modo, concluiu-se que as atividades lúdicas podem trazer importantes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática ao tornar a aula mais dinâmica e prazerosa, assim como também estimular a participação e o envolvimento dos alunos.</p> <p><strong>Teaching operations with integer numbers through playful activities</strong></p> <p>ABSTRACT</p> <p>This research aimed to analyze the implementation of a pedagogical proposal using playful activities to teach operations with integers and their contributions to the teaching and learning process in Elementary School. For its realization, a quantitative-qualitative approach was chosen. Initially a bibliographical research was conducted to understand playfulness in the teaching of Mathematics and the teaching of integers in Basic Education, as well as to develop a pedagogical proposal; subsequently, field research was conducted in a 9<sup>th</sup>-grade class of Elementary School in a municipal public school in Anajatuba - MA. With the application of the pedagogical proposal, it was possible to perceive significant contributions of playful activities in mathematics teaching, specifically, in the teaching of integers, as through the use of games, the importance of this didactic resource in conducting classes and activities in the classroom was noted. Thus, it was concluded that playful activities can make important contributions to the teaching and learning process of mathematics by making the class more dynamic and enjoyable, as well stimulating student participation and involvement.</p> <p>Keywords: Teaching Mathematics. Playfulness. Elementary School. Pedagogical Proposal. Integer numbers.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensino & Multidisciplinaridade http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/23141 Na trilha de Paul Ricoeur: caminhos possíveis na pesquisa em educação em ciências e matemática 2024-02-22T21:33:17-03:00 Carolina Pereira Aranha cp.aranha@ufma.br <p>Com base na interrogação: “De que formas as ideias de Paul Ricoeur podem compor processos de análise em pesquisas na área de Educação em Ciências e Matemática?”, intenciona-se, por meio deste texto, contribuir com pesquisadoras e pesquisadores, em especial, da área de Educação em Ciências e Matemática que desejam explorar a linguagem em seus estudos, instigando reflexões e novos questionamentos, ao mesmo tempo em que apresenta-se possíveis caminhos a serem trilhados nessa área de pesquisa, no que se refere à hermenêutica de Paul Ricouer. Para tanto, o texto trata, brevemente, sobre o filósofo francês em foco, Paul Ricoeur, e suas principais obras bem como um dos modos de adentrar em seu mundo. Em seguida, discorre-se sobre sua hermenêutica e alguns dos principais conceitos relacionados a ela e, por fim, destaca-se alguns dos estudos presentes em teses e dissertações que tomaram as ideias de Paul Ricouer como orientações para análises de dados produzidos.</p> <p><strong>On the trail of Paul Ricouer – possible paths in research in science and mathematics education</strong></p> <p>ABSTRACT</p> <p>Based on the question, "In what ways can Paul Ricoeur's ideas compose analysis processes in research in the field of Science and Mathematics Education?", this text aims to contribute to researchers, especially in the area of Science and Mathematics Education who wish to explore language in their studies, instigating reflections and new questions, while presenting possible paths to be followed in this area of research with regard to Paul Ricoeur's hermeneutics. To this end, the text briefly addresses the French philosopher in focus, Paul Ricoeur, and his main works as well as one of the ways to enter his world. Then, it discusses his hermeneutics and some of the main concepts related to it, and finally, highlights some of the studies present in theses and dissertations that have taken Paul Ricoeur's ideas as guidelines for the analysis of produced data.</p> <p>Keywords: Hermeneutics. Triple Mimesis. Data analysis.</p> 2024-04-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ensino & Multidisciplinaridade