A vida e o vídeo: a teoria de Carlos Nader

Autores

  • Gabriel Gesualdi Malinowski Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.27

Palavras-chave:

Teoria do cineaste, Carlos Nader, audiovisual, arquivo.

Resumo

A partir dos estudos cinematográficos da teoria do cineasta, o presente artigo investiga a prática artística de Carlos Nader. Vencedor do Festival É Tudo Verdade de 2008, 2014 e 2015, Nader é um dos documentaristas mais premiados nas últimas décadas no Brasil. Por meio de filmes, escritos e algumas entrevistas do cineasta, elaboramos três conceituações. Trata-se de uma teoria que traz reflexões instigantes sobre a produção audiovisual no mundo contemporâneo, e aposta numa relação indissociável entre a vida e vídeo. Nesse sentido, a teoria de Carlos Nader pode contribuir para os estudos com essa temática, sobretudo no campo da Comunicação.

Life and vídeo: Carlos Nader’s theory

Abstract

Based on cinematographic studies of filmmaker theory, this article investigates Carlos Nader's artistic practice. Winner of the É Tudo Verdade Festival in 2008, 2014 and 2015, Nader is one of the most awarded documentarians in Brazil in recent decades. Through films, writings and some interviews with the filmmaker, we elaborated three concepts. It is a theory that brings intriguing reflections on audiovisual production in the contemporary world, and bets on an inseparable relationship between life and video. In this sense, Carlos Nader's theory can contribute to studies on this theme, especially in the field of Communication.

Keywords: Filmmaker’s theory; Carlos Nader; audiovisual; archive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gesualdi Malinowski, Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação pela UERJ-RJ. Mestre em Comunicação pela UFF-RJ (2010). Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-RJ (2008). Graduado em Cinema pela UNESA-RJ (2006). Entre 2009 e 2016, foi docente em cursos de Cinema, Artes Visuais e Comunicação Social. Foi selecionado no edital doutorado-sanduíche CAPES para estágio no Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Université de Montréal, entre agosto de 2018 e julho de 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

MALINOWSKI, Gabriel Gesualdi.
A vida e o vídeo: a teoria de Carlos Nader
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 28, p. 250–266, 28 Dez 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/17545. Acesso em: 27 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos