A discussão sobre fake news na fanpage do Senado

desinformação e rupturas contratuais

Autori

  • Michel Carvalho da Silva UFABC

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.1

Parole chiave:

Comunicação pública, desinformação, contrato de comunicação, facebook, Senado Federal

Abstract

O artigo examina a discussão sobre desinformação na fanpage do Senado Federal, identificando rupturas no contrato comunicacional estabelecido tacitamente entre este parlamento e os cidadãos. O corpus de pesquisa é formado por 1.734 comentários extraídos de 47 posts da fanpage do Senado, publicados entre 2013 e 2019, que versam predominantemente sobre o universo das informações falsas. Ao final, verificamos que a comunicação pública do Senado produz enunciados que buscam reforçar a sua imagem de instituição credível de informação pública, em contraponto ao não reconhecimento de autoridade por parte significativa dos leitores da fanpage em questão.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Michel Carvalho da Silva, UFABC

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É Chefe dos Serviços de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cubatão (SP). Também é integrante do Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM/USP) e membro da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). O e-mail é midiacidada@gmail.com.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-06-30

Come citare

SILVA, Michel Carvalho da.
A discussão sobre fake news na fanpage do Senado: desinformação e rupturas contratuais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 29, p. 5–25, 30 giu. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19470. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos