Usos e apropriações das affordances do Instagram pelo jornalismo:
um estudo de caso do @portalg1
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n33.2024.10Mots-clés :
Jornalismo no Instagram, Affordances do Instagram, Jornalismo DigitalRésumé
Este artigo tem como objetivo geral identificar as apropriações de affordances do Instagram pelo Portal G1. Nesse sentido, a pesquisa realiza um estudo de caso 186 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024 do perfil do Portal g1 (@portalg1), que mescla técnicas de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo (OLIVEIRA, 2003). O corpus da análise é formado pelas publicações de 1 a 4 de julho de 2023, totalizando 50 posts, entre vídeos, carrosséis e imagens estáticas, avaliadas a partir das categorias estabelecidas por Bucher e Helmond (2018). Como resultado, a partir do cruzamento dos dados, são revelados os usos de affordances de alto nível e de baixo nível pelo perfil, focando nos recursos e limitações proporcionados pela plataforma.
Téléchargements
Références
Bucher, T., & Helmond, A. (2018). The Affordances of Social Media Platforms. In J.
Burgess, T. Poell, & A. Marwick (Eds.), The SAGE Handbook of Social Media (pp. 233–253). SAGE Publications.
D'Andréa, C. (2020). Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. EDUFBA.
Etus. (2021, 21 de junho). As maiores redes sociais em 2021. https://etus.com.br/blog/asmaiores-redes-sociaisem2021/#:~:text=Atualmente%2C%20o%20Instagram%20possui%201,a%20plataforma%20tod
os%20os%20dias
Ferreira, B. G. A. (2019). Os principais motivos que fazem os usuários brasileiros interagirem com empresas no Instagram (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/19040/1/DM-BGAF-2019.pdf
g1. (2023). Sobre o g1. https://g1.globo.com/institucional/sobre-o-g1.ghtmlInstagram. (2023). Instagram Ranking Explained.
https://about.instagram.com/blog/announcements/instagram-ranking-explained/203 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024
Jurno, A. C. (2020). Facebook e a plataformização do jornalismo: uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019. In Anais do 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. SBPJor.
Montardo, S. P., Valiati, V. A. D., & Silva, C. (2022). Affordances e produção de conteúdo no Instagram: análise do perfil “Fora do Plástico”. Comunicação & Informação, 25, 643–667. https://doi.org/10.5216/ci.v25.71600
Oliveira, D. C. (2008). Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista Enfermagem UFRJ, 16(4), 569-576.
Poell, T., Nieborg, D., & Duffy, B. (2021). Platforms and Cultural Production. Polity Press.
Piza, M. V. (2012). O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica
(Monografia de Bacharelado em Ciências Sociais). Universidade de Brasília.
https://bdm.unb.br/bitstream/10483/3243/1/2012_MarianaVassalloPiza.pdf
Quadros, C., Rasêra, M., & Moschetta, A. (2011). Jornalismo para tecnologias móveis: o consumo entre jovens. In Anais do 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.
SBPJor. https://www.academia.edu/download/31045130/CC_40.pdf
Reuters Institute. (2023). Digital News Report 2023.
https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2023-06/Digital_News_Report_2023.pdf
Silveira, S. C. (2016). Modelos de negócio no jornalismo digital. In S. C. Silveira et al.
(Orgs.), Tendências em Comunicação Digital (pp. 78-93). Commais.
Van Dijck, J., et al. (2020). Plataformização. Revista Fronteiras: Estudos Midiáticos, 22(1).
https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01204 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024
We Are Social & Meltwater. (2023). Digital 2023 Brasil. https://datareportal.com/reports/digital-2023-brazil
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: planejamento e métodos (C. M. Herrera, Trad.). Bookman.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.