As marcas de estereótipos nas histórias em quadrinhos de Jerônimo, o rei do sertão
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v19n33.2024.5Mots-clés :
Estereótipos, Histórias em Quadrinhos, Personagens, Produto cultura, RadionovelasRésumé
O objetivo deste artigo é estudar e refletir sobre as marcas de discurso estereotipadas nas histórias em quadrinhos de temática regionalista brasileira, tomando como objeto de análise os personagens da obra Jerônimo, o Rei do Sertão. Ilustrada por Edmundo Rodrigues e baseada no folhetim radiofônico criado por Moysés Weltman na primeira metade do século XX, essa obra apresenta uma narrativa de aventura ambientada em uma cartografia imaginária do sertão brasileiro, diferenciando-se, assim, da maioria das radionovelas inspiradas em pastiches norte-americanos e tornando-se um grande sucesso entre crianças e adolescentes. O método de investigação adotado consiste em uma revisão bibliográfica com ênfase em estudos sobre a história das radionovelas e histórias em quadrinhos 98 Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024 brasileiras da época, o estereótipo aplicado na comunicação e suas reverberações no cotidiano e no imaginário social. As marcas de discurso em Jerônimo, o Rei do Sertão suscitam questionamentos sobre a genuína intenção de retratar a sociedade brasileira de maneira inclusiva e demonstram que a obra contribuiu para a perpetuação do racismo e do patriarcado em seus receptores, enquanto produto cultural massificado.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.
CARDOSO, Athos Eichler. A origem das séries de aventura e mistério da radiofonia
brasileira e sua interação como história em quadrinhos (1940–1959). Anais do XXI
Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade Federal de Pernambuco,
CIRNE, Moacy. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiamé,
COUTINHO, Lucia Rocha. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações
familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
FREITAS, Richardson Santos de; PAULA, Lorena Tavares de. Do gibi a gibiteca: origem
e gênese de significados historicamente situados. Biblionline, v. 19, n. 1, 2023.
Disponível em: https://orcid.org/0000-0003-1794-7746. Acesso em: 20 jun. 2024.
JÚNIOR, Gonçalo. Um anjo em luz e sombra. In: COLIN, Flávio. As aventuras do Anjo:
Edição de Artista. São Paulo: Figura, 2021.
KULITZ, Layssa Bauer Von. A disputa sobre os quadrinhos: infância, arte e censura
na imprensa brasileira. Teoria e Cultura, vol. 14, no. 1, 2019, pp. 52-69. Disponível em:
https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/25907. Acesso em: 19 jun.
MACHADO GARCIA, J.; CARDOSO, J. A. Da cultura de massa à cultura dos dados,
dos rádios ao streaming: um breve histórico sobre as histórias em quadrinhos adaptadas
para o áudio. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44,
DOI: 10.55738/alaic.v22i44.1061. Disponível em:
http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1061. Acesso em: 30 mar. 2024.
MEDEIROS, Ricardo. O que é Radioteatro. Florianópolis, Insular, 2008.
Cambiassu, v. 19, n. 33 – Jan./Jun. 2024
MOTA-RIBEIRO, Silvana. Retratos de mulher — Construções sociais e representações
visuais no feminino. Porto: Campo das Letras, 2005.
RODRIGUES, Edmundo. Jerônimo, o Rei do Sertão. Rio de Janeiro: Editora RGE, 1959.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
SCHAFER, R. M. The Tuning of the World. Nova York: Random House, 1977.
SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O Império do Grotesco. Editora Mauad, 2014
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.