“De cringe a cool”
categorização do jornalismo no Instagram Stories a partir do Drops/Estadão
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.17Mots-clés :
Jornalismo, Redes Sociais, Instagram, Estadão, DropsRésumé
O presente artigo procura realizar uma análise da produção do Drops/Estadão, noticiário interativo do jornal Estado de S. Paulo publicado por meio do Instagram stories, constituindo-se uma primeira aproximação ao objeto de pesquisa. Como corpus, foram catalogados 23 frames da produção do dia 8 de setembro de 2021 - ao todo, o material tem 4 minutos e 59 segundos de duração. É possível perceber que o jornalismo na dimensão dos stories está em contante modificação, porém ainda não apresentando formatos axiomáticos. Porém, mesmo em meio a diversas transformações, o jornalismo do Drops/Estadão ainda mantém os elementos apontados como essenciais por Groth (2011).
Téléchargements
Références
ASSIS, Ingrid. Jornalismo Autodestrutivo, no Snapchat e Stories do Instagram, e o consumo de informativo na Pós-Modernidade. Más sobre Periodismo y Derechos Humanos Emergentes (pp. 221-234). Sevilla: idUs. Disponível em: < https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/97255/Cap%c3%adtulo%2016.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acessado em: 30 de jun. 2021.
BRUNS, Axel. Gatewatching and news curation: journalism, social media, and the public sphere. New York: Peter Lang, 2018.
CARLSON, Matt. Facebook in the News. Digital Journalism, 2017.
COSTA, Érica. Narrativas Jornalísticas digitais nas Redes Sociais: periódicos brasileiros e portugueses em formato de stories [Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Faculdade de Letras, Universidade do Porto], Porto, 2020.
FIDALGO, A. Jornalismo online segundo o modelo de Otto Groth. Pauta Geral, n. 6, 2004. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-groth-jornalismo-online.pdf>. Acesso em 22 dez. 2021.
GOMES, Mayra. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo: Hacker/Edusp, 2000.
GROSSI, Jessica; BOMFIM, Ivan. Ciberjornalismo cultural no Facebook: o site A Escotilha entre o engajamento e a recusa da lógica das redes sociais. Temática, vol. 17, n. 7, julho 2021, NAMID/UFPB.
GROTH, Otto. Parte II: “As características...” pp. 141-320. In. O poder cultural desconhecido. Fundamentos da Ciência dos Jornais. Tradução de Liriam Sponholz. Petrópolis: Vozes. 2011
HERRERO, Jorge.; REBOLLAL, Sabela; GARCÍA, Xosé. Ephemeral Journalism: News Distribution Through Instagram Stories. Social Media + Society, 2019.
JORGE, Thais de Mendonça. A mutação do jornalismo e cidadania digital: Três hipoteses sobre a produção da notícia na tela eletrônica. Revista Comunicação e Informação, Goiás, vol. 15, nº 1, p. 149-164, jan./jun. 2012. Disponível em:<https://revistas.ufg.br/ci/article/view/22507/13389>. Acesso em 28 abr. 2022.
MEDINA, Cremilda. Notícia, um produto à venda. 2. ed. São Paulo: Summus, 1998.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
REUTERS INSTITUTE. Digital News Reporting 2021. Oxford, 2021. p. 164. Disponível em:<https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2021-06/Digital_News_Report_2021_FINAL.pdf>. Acessado em: 18 jul. 2021.
SERPA, Francielen. Redes Sociais: O uso do Instagram Stories pelo Drops Estadão. Trabalho de Conclusão de Curso. Jornalismo - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 5 dez. 2019.
TAVEIRA, Alessandra.; PEREIRA, Mirna. O comportamento da linguagem jornalнstica nas stories do Instagram: Estudo dos perfis do Jornal O Globo e do Portal A Crítica. Aturá Revista Pan-Amazфnica de Comunicaзгo, Palmas, v. 3, n. 3, p.219-249, set.-dez. 2019.
XAVIER, Cíntia; PONTES, Felipe. As características dos jornais como poder cultural: releituras da teoria do jornalismo proposta por Otto Groth. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. 42 (2), May-Aug 2019.
WE ARE SOCIAL. Digital 2021. New York, 2021. p.300. Disponível em: <https://wearesocial.com/digital-2021>. Acessado em: 18 jul. 2021.
ZELIZER, Barbie. Definitions of Journalism. Journalism Studies Commons, 2005. Disponível em: <https://repository.upenn.edu/asc_papers/671/>. Acessado em: 18 set. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.