Branded content e o ofuscamento do caráter mercadológico na publicidade de medicamentos
estudo de caso do analgésico Novalgina
DOI :
https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.2Mots-clés :
publicidade, branded content, medicamento, ética publicitária.Résumé
Este trabalho objetiva refletir de forma crítica sobre o uso do branded content por marcas de medicamentos, a partir do delineamento de algumas características desta abordagem comunicacional (COVALESKI, 2015; MARTÍ-PARREÑO; RUIZ-MAFÉ; SCRIBNER, 2015) e do estudo de caso do analgésico e antitérmico Novalgina, considerando, principalmente, ações de branded content realizadas em 2020 como parte da campanha “O colo cura”, voltada ao incentivo da prática do cuidado. Ao hibridizar a narrativa com entretenimento e usar forte apelo emocional, estas ações acionam mecanismos de persuasão oculta (VÁSQUEZ, 2008), configurando uma publicidade não ostensiva (BRAGAGLIA; FERREIRA, 2017), o que favorece o não cumprimento de itens regulatórios.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.