COMUNICAÇÃO, RECEPÇÃO E CONSUMO: as goianas, as marcas e a busca pelo corpo perfeito

Auteurs-es

  • Maria Amélia Paiva ABRÃO

Mots-clés :

Estudos de Recepção, Consumo, Telenovela, Marcas, Beleza

Résumé

RESUMO: A partir dos estudos de consumo podemos compreender a cultura de uma sociedade, as relações de poder e as relações entre os sujeitos. O presente artigo, ancorado nos Estudos Culturais e nos Estudos de Recepção, visa levantar algumas questões referentes à cultura da beleza na sociedade goiana. Para tanto, realizamos um grupo focal na cidade de Goiânia-GO a fim de delinear as relações entre as goianas/ marcas/ consumo e as ações publicitárias apresentadas ao longo da telenovela Império (Globo, 2014). Do mesmo modo, investigamos como o discurso competente (CHAUÍ, 2006) naturaliza certos estereótipos relacionados à beleza feminina, reforçando o imaginário e a busca pelo corpo perfeito.

PALAVRAS-CHAVE: Estudos de Recepção; Consumo; Telenovela; Marcas; Beleza

 

ABSTRACT: From consumer studies we can understand a society, the relations of power and the relations between people. The present article anchored in Cultural and Reception Studies aims to raise some issues related to the culture of beauty among goianas. To this end, we conducted a focus group in the city of Goiânia-GO in order to outline some of the relations between Goianas/ brands/ consumption and advertising actions presented throughout the telenovela Império (Globo, 2014). In the same way, we investigate how the competent discourse (CHAUÍ, 2006) naturalizes certain stereotypes related to feminine beauty, reinforcing the imaginary and the search for the perfect body. KEYWORDS: Reception Studies; Consumption; Brands, Telenovela; Beauty

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Publié-e

2022-04-01

Comment citer

PAIVA ABRÃO, Maria Amélia.
COMUNICAÇÃO, RECEPÇÃO E CONSUMO: as goianas, as marcas e a busca pelo corpo perfeito
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 293–305, 1 avr. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19037. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa