IMAGEM VESTÍGIO: do relance à resistência

Auteurs-es

  • Siomara FARIA

Mots-clés :

Cinema. Arquivo. Montagem.Vestígio.

Résumé

RESUMO: O artigo discute a presença das imagens de arquivo no cinema de Harun Farocki, realizador alemão cujo trabalho problematiza, em linhas gerais, as formas de exercício do poder, sejam aquelas que emergem dos conflitos geopolíticos, sejam aquelas que se disseminam por meio das mais diversas práticas sociais (formas de controle e vigilância, tecnologias de produção e circulação de imagens, estratégias do consumo, da informação e da publicidade).
PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Arquivo. Montagem.Vestígio.

ABSTRACT: This article talks about the presence of archival images in the Harun Farocki's movies, a German filmmaker whose work discusses, in general, the exercise of power, be those that emerge from the geopolitical conflicts, be those that spread through several social practices (forms of control and surveillance technologies, production and circulation of images, consumer strategies, information and advertising). KEY WORDS: Cinema. Archive. Montage. Trace.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2022-01-14

Comment citer

FARIA, Siomara.
IMAGEM VESTÍGIO: do relance à resistência
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 102–116, 14 janv. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18514. Acesso em: 25 mai 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos