Pluralidade estilística no cinema de Abbas Kiarostami: análise dos filmes Onde fica a casa do meu amigo?, Gosto de cereja e Dez
Mots-clés :
Cinema, estética, poética, montagemRésumé
Resumo: Desde suas primeiras obras, o diretor iraniano Abbas Kiarostami infundiu à cinematografia mundial um conjunto de determinantes estéticos que lhe conferiram o termo de autor. Realizador comprometido com a arte gentil da estética relacional, promoveu por meio de sua obra um desejo radical de ruptura com a linguagem cinematográfica popular. Sua matriz estética ancora-se em um cinema de hibridações poéticas com vistas à participação do espectador. O presente artigo explora os princípios de incerteza e incompletude que partem da pluralidade estilística presente nos filmes analisados.
Palavras-chave: Abbas Kiarostami, hibridação poética, neorrealismo, espectador, montagem estética.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Direitos cedidos à revista para a primeira publicação 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.