CORPOS IMPRESSOS E SEGMENTAÇÃO EDITORIAL BINÁRIA: uma análise sobre as relações de gênero entre as revistas TRIP e TPM

Auteurs-es

  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Wigde Wigde Arcângelo da Silva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),

Mots-clés :

Jornalismo de revista. Segmentação. Gênero. Corpo. Projeto Editorial.

Résumé

Uma visão superficial e limitada sobre as identidades de gênero, muito comum em diversas publicações do mercado editorial brasileiro, é algo que, historicamente, as revistas TRIP e TPM buscam (e afirmam) combater. Diante desse contexto, este artigo estuda edições destas publicações, tendo como recorte aquelas cuja temática recíproca aborda o corpo humano. A partir de uma análise das estruturas das revistas, editoriais, reportagens e imagens que se conectam com o foco temático de cada edição das publicações, observa-se tensões e interações entre os respectivos projetos editoriais a partir das relações de gênero ali manifestas. Percebe-se, ao final, que um papel normatizador sobressai das narrativas, como regulador de sentidos e da manutenção de uma lógica binária nas coberturas jornalísticas realizadas.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

 

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde integra o Núcleo de Docentes Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, além de atuar no curso de Graduação em Jornalismo. Atualmente realiza pós-doutorado junto à Universidad Nacional de La Plata (UNLP, Argentina).

Wigde Wigde Arcângelo da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),

Bacharel em Jornalismo graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é jornalista do Jornal A Sirene (Mariana, MG).

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Publié-e

2019-12-27

Comment citer

TAVARES, Frederico de Mello Brandão; DA SILVA, Wigde Wigde Arcângelo.
CORPOS IMPRESSOS E SEGMENTAÇÃO EDITORIAL BINÁRIA: uma análise sobre as relações de gênero entre as revistas TRIP e TPM
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 50–70, 27 déc. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13139. Acesso em: 11 mai 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos