O ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de graduação e das agências de publicidade e propaganda do Brasil

Autores/as

  • Sérgio Trein Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.21

Palabras clave:

agências, cursos, ethos, formação discursiva, publicidade

Resumen

O objetivo da pesquisa é estudar o ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de graduação e das agências de publicidade e propaganda do país. Para isso, foi feita uma pesquisa documental que constou de duas etapas: a primeira, investigou os sites dos 357 cursos de Publicidade e Propaganda, que prestaram o ENADE, em 2018. A segunda, investigou os sites das 30 maiores agências de publicidade do Brasil, segundo o ranking 2020 do Conselho Executivo de Normas-Padrão, órgão que regula as boas práticas no mercado publicitário. Como suporte metodológico ao estudo, foi utilizada a proposta de Análise de Discurso de linha francesa, para compreender as sequências discursivas que dão sentido à imagem do publicitário.

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Biografía del autor/a

Sérgio Trein, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Comunicação. Universidade Federal de Roraima. E-mail: sergiotrein@gmail.com

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

TREIN, Sérgio.
O ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de graduação e das agências de publicidade e propaganda do Brasil
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 204–221, 29 dic. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19917. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos