O PROFISSIONAL DO AUDIOVISUAL: trajetórias acadêmico-profissionais de gestores do setor de audiovisual no Rio de Janeiro

Autores/as

  • Sílvia Borges CORRÊA
  • Priscila Ribeiro CAMPOS

Palabras clave:

Audiovisual. Indústrias Criativas. Carreiras Criativas.

Resumen

RESUMO: Este artigo propõe-se a compreender o perfil de gestores que atuam no setor privado do Audiovisual na cidade do Rio de Janeiro através de suas trajetórias pessoais e profissionais. Através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas individuais, buscou-se compreender como esses gestores se relacionam no ambiente institucional do setor e como se deu a construção de suas trajetórias acadêmico-profissionais. Entre outras questões, a pesquisa revelou que, na perspectiva dos entrevistados, ter uma formação acadêmica não é requisito para atuar no setor Audiovisual brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Audiovisual. Indústrias Criativas. Carreiras Criativas.

ABSTRACT: This article aims to understand the profile of managers who work in the private sector of Audiovisual in the city of Rio de Janeiro through their personal and professional trajectories. Through a qualitative research with individual interviews, it was sought to understand how these managers relate in the institutional environment and how the construction of their academic-professional trajectories took place. The research revealed that, from the perspective of the interviewees, having an academic background is not a requirement to work in the Brazilian Audiovisual sector.

KEYWORDS: Audiovisual. Creative Industries. Creative Careers.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sílvia Borges CORRÊA


 e 

Publicado

2022-04-01

Cómo citar

CORRÊA, Sílvia Borges; CAMPOS, Priscila Ribeiro.
O PROFISSIONAL DO AUDIOVISUAL: trajetórias acadêmico-profissionais de gestores do setor de audiovisual no Rio de Janeiro
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, p. 306–319, 1 abr. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19038. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Pesquisa