Demandas de representação e comunicação no Facebook: análise de fanpages de organizações indigenistas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.20Palabras clave:
Movimento indígena, Facebook, representação política, cultura de comunicação.Resumen
Este artigo consiste em análise de conteúdo das fanpages das organizações Mobilização Nacional Indígena e Conselho Indigenista Missionário na rede social Facebook, entre agosto e novembro de 2017, considerando a proposta dos elementos de cultura de comunicação on-line de Kavada (2013) e identificação de demandas de representação (representative claim) segundo Saward (2010). Os resultados indicam que as organizações levantam demandas semelhantes, como a demarcação de terras indígenas, mas têm diferenças em relação à abordagem dos conteúdos, fins e funções da comunicação, o que abre espaço para problemas quanto à representação política não eleitoral de povos indígenas.
Representative claims and communication on Facebook: indigenists organizations fan pages analysis
Abstract
This article consists of content analysis of the fan pages of the organizations Mobilização Nacional Indígena and Conselho Indigenista Missionário on the Facebook, between August and November 2017, considering the proposal of the elements of Kavada's online communication culture (2013) and identification of representative claims (SAWARD, 2010). The results indicate that the organizations raise similar demands, such as the demarcation of indigenous lands, but have differences in relation to the approach to the contents and purposes and functions of communication, which opens space for problems regarding the non-electoral political representation of indigenous peoples.
Keywords: indigenous movement; Facebook; political representation; communication culture.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Cambiassu: Estudos em Comunicação
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.