“HOW OLD ARE YOU?” Cotidiano e idadismo em RuPaul’s Drag Race

Autores/as

  • Max Milliano Melo Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF).
  • Denise Tavares Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF).

Palabras clave:

Cotidiano, idadismo, televisão, reality show, drag queens

Resumen

Este artigo analisa as relações entre velhice e juventude no reality show competitivo RuPaul’s Drag Race. O objetivo de tal abordagem justifica-se pela complexa relação dos participantes do programa com a velhice, configurando uma movimentação ambígua que margeia a valorização da idade em alguns momentos, mas que, observada pela construção das personagens e do cotidiano instaurado na TV, parece projetar uma posição oposta. Diagnóstico que problematizamos destacando, aqui, o primeiro episódio da sétima temporada, onde o conflito entre participantes por conta da idade aparece como elemento central da narrativa. Balizam nossa análise as teorias do cotidiano, principalmente Kosik (1976) e Heller (1985), bem como as discussões em torno da construção da personagem e dos conflitos geracionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Max Milliano Melo, Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF).

 

Mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). Pesquisador do MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia.

Denise Tavares, Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF).

 

Doutora em Integração Latino-americana, Professora Associada da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Comunicação Social e Coordenadora e Professora da Pós-Graduação Mídia e Cotidiano na mesma universidade. Pesquisadora do MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

MELO, Max Milliano; TAVARES, Denise.
“HOW OLD ARE YOU?” Cotidiano e idadismo em RuPaul’s Drag Race
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 196–214, 27 dic. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13150. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos