A CRIAÇÃO TRANSMÍDIA NO CONTEXTO CULTURAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Katia Augusta Maciel Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palabras clave:

Transmidialidade, Audiovisual, Meios Digitais, Ciberespaço

Resumen

No atual cenário da comunicação contemporânea, em especial entre a população mais jovem, os usos de novas tecnologias e linguagens em meios digitais exigem novas competências tanto para produtores como para consumidores. A criação transmídia é um dos campos em que essas novas competências afloram, por ser um sistema que permite múltiplas articulações e interações, tais como a produção e compartilhamento de criações no ciberespaço, gerando conexões diversas entre programas de televisão, filmes, séries, games e outros. Este artigo debate práticas transmídia em processos de criação audiovisual no contexto cultural brasileiro na atualidade.

Palavras-Chaves

Transmidialidade; Audiovisual; Meios Digitais; Ciberespaço


[1] PhD em Cinema pela University of Southampton, UK. Fundadora e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katia Augusta Maciel, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

PhD em Cinema pela University of Southampton, UK. Fundadora e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Mídias Criativas (PPGMC) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

MACIEL, Katia Augusta.
A CRIAÇÃO TRANSMÍDIA NO CONTEXTO CULTURAL BRASILEIRO
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 128–141, 27 dic. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/13144. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos