O ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de graduação e das agências de publicidade e propaganda do Brasil

Autores

  • Sérgio Trein Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n30.2022.21

Palavras-chave:

agências, cursos, ethos, formação discursiva, publicidade

Resumo

O objetivo da pesquisa é estudar o ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de graduação e das agências de publicidade e propaganda do país. Para isso, foi feita uma pesquisa documental que constou de duas etapas: a primeira, investigou os sites dos 357 cursos de Publicidade e Propaganda, que prestaram o ENADE, em 2018. A segunda, investigou os sites das 30 maiores agências de publicidade do Brasil, segundo o ranking 2020 do Conselho Executivo de Normas-Padrão, órgão que regula as boas práticas no mercado publicitário. Como suporte metodológico ao estudo, foi utilizada a proposta de Análise de Discurso de linha francesa, para compreender as sequências discursivas que dão sentido à imagem do publicitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Trein, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Comunicação. Universidade Federal de Roraima. E-mail: sergiotrein@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

TREIN, Sérgio.
O ethos (imagem de si) publicitário na perspectiva dos cursos de graduação e das agências de publicidade e propaganda do Brasil
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 17, n. 30, p. 204–221, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos