RAP e Comunicação: comunidades imaginadas globais materializadas em práticas e processos comunicacionais locais

Autores

  • João Vitor Pinto Ferreira Graduando do Curso de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Positivo, e-mail: joaoo333vitor@gmail.com. http://orcid.org/0000-0002-3537-1077
  • Carlos Eduardo Marquioni Doutor em Comunicação e Linguagens; docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP, e nos bacharelados em Jornalismo, Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas daquela universidade. http://orcid.org/0000-0002-6201-6070

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.5

Palavras-chave:

RAP, hip-hop, cultura, comunidades imaginadas, comunicação.

Resumo

O RAP é uma base do movimento Hip-Hop; no artigo, o gênero musical é analisado culturalmente (Raymond Williams) considerando o compartilhamento de significados observado entre os indivíduos que estabelecem uma espécie de “comunidade imaginada” (Benedict Anderson) de abrangência global a partir da música, que conta com adaptações a contextos locais. A partir de contextualização histórica, são apresentados casos de ocorrência do RAP no Brasil que evidenciam – complementarmente às (ou para além das) críticas sociais do gênero (eventualmente confundidas pelo senso comum como apologia ao crime) – casos de manifestações de afeto que permitem estabelecer relações com as origens do gênero musical.

 

RAP and Communication: global imagined communities materialized in local communicational practices and processes

Abstract

RAP music is one basis of Hip-Hop movement; in this paper, the musical genre is analyzed culturally (Raymond Williams), from the sharing of meanings observed between the individuals that pertain to a kind of global “imagined community” (Benedict Anderson) established from the musical genre that has adaptations to local contexts. Starting from a historical contextualization of RAP music, the paper presents cases of its occurrence in Brazil that materialize affect manifestations, enabling to relate contemporary occurrences of RAP with the origins of the musical genre – complementarily to (or even beyond) the usual RAP’s social critics (typically mistaken for apology for crime in commonsense).

Keywords: RAP; hip-hop; culture; imagined communities; communication.

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Biografia do Autor

João Vitor Pinto Ferreira, Graduando do Curso de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Positivo, e-mail: joaoo333vitor@gmail.com.

Graduando do Curso de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Positivo, e-mail: joaoo333vitor@gmail.com.

Carlos Eduardo Marquioni, Doutor em Comunicação e Linguagens; docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP, e nos bacharelados em Jornalismo, Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas daquela universidade.

Doutor em Comunicação e Linguagens; docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP, e nos bacharelados em Jornalismo, Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas daquela universidade.

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

FERREIRA, João Vitor Pinto; MARQUIONI, Carlos Eduardo.
RAP e Comunicação: comunidades imaginadas globais materializadas em práticas e processos comunicacionais locais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 104–120, 25 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos