CORPOS IMPRESSOS E SEGMENTAÇÃO EDITORIAL BINÁRIA: uma análise sobre as relações de gênero entre as revistas TRIP e TPM

Autores

  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Wigde Wigde Arcângelo da Silva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),

Palavras-chave:

Jornalismo de revista. Segmentação. Gênero. Corpo. Projeto Editorial.

Resumo

Uma visão superficial e limitada sobre as identidades de gênero, muito comum em diversas publicações do mercado editorial brasileiro, é algo que, historicamente, as revistas TRIP e TPM buscam (e afirmam) combater. Diante desse contexto, este artigo estuda edições destas publicações, tendo como recorte aquelas cuja temática recíproca aborda o corpo humano. A partir de uma análise das estruturas das revistas, editoriais, reportagens e imagens que se conectam com o foco temático de cada edição das publicações, observa-se tensões e interações entre os respectivos projetos editoriais a partir das relações de gênero ali manifestas. Percebe-se, ao final, que um papel normatizador sobressai das narrativas, como regulador de sentidos e da manutenção de uma lógica binária nas coberturas jornalísticas realizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

 

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde integra o Núcleo de Docentes Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, além de atuar no curso de Graduação em Jornalismo. Atualmente realiza pós-doutorado junto à Universidad Nacional de La Plata (UNLP, Argentina).

Wigde Wigde Arcângelo da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),

Bacharel em Jornalismo graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é jornalista do Jornal A Sirene (Mariana, MG).

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

TAVARES, Frederico de Mello Brandão; DA SILVA, Wigde Wigde Arcângelo.
CORPOS IMPRESSOS E SEGMENTAÇÃO EDITORIAL BINÁRIA: uma análise sobre as relações de gênero entre as revistas TRIP e TPM
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 50–70, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos