Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Boletim do Laboratório de Hidrobiologia publica trabalhos científicos originais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área de Biologia Aquática, Oceanografia, Ciências do Mar e ciências correlatas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação por pares adotada pelo Boletim do Laboratório de Hidrobiologia é a Revisão de Avaliação Duplo Cega (Double-Blind Review), com o intuito de garantir credibilidade na avaliação, evitando problemas de parcialidade. Dessa maneira, os autores, bem como os revisores, devem tomar todos os cuidados contidos nas instruções, tanto na submissão pelo autor, como no envio pelo editor e na resposta do avaliador, para que não haja a revelação das respectivas identidades no processo de avaliação. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

Os autores devem excluir do corpo do documento a informação da autoria (apenas constando na primeira folha), bem como, excluir qualquer referência ao seu nome, podendo substituir, quando for o caso, por apenas "Autor" e o respectivo ano de publicação.

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como. > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança. > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Política de Isenção de Taxas

O Boletim do Laboratório de Hidrobiologia não cobra taxas para processamento de artigos (APC -
Article Processing Charges), publicação, submissão de artigos e nem para sua disponibilização aos autores e demais leitores.

Identificação de Plágio

A revista adota ferramenta para identificação de possível plágio nos trabalhos submetidos, tanto em termos de originalidade quanto de ineditismo.

Preservação Digital

O Boletim do Laboratório de Hidrobiologia estão sendo preservado digitalmente pela Rede Cariniana, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio do software LOCKSS.

 

O Boletim do Laboratório de Hidrobiologia é uma publicação organizada pelos pesquisadores do Laboratório de Hidrobiologia da Universidade Federal
do Maranhão. Destina-se a publicar trabalhos científicos originais de pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área de Biologia Aquática, Oceanografia, Ciências do Mar e ciências correlatas.

Os manuscritos escritos em português, espanhol, francês ou inglês encaminhados à publicação somente serão aceitos após avaliação pelo Conselho Técnico do Boletim e assessoria ad hoc.

Em linhas gerais, as diferentes partes dos artigos devem ter a seguinte seriação:

1ª página – Título do trabalho. Nome(s) do(s) autor(es). Instituição ou instituições, com endereço. Indicação do número de figuras existentes no trabalho. Palavras-chave em português e inglês (no máximo 5). Título abreviado para cabeça das páginas. Rodapé: nome do autor correspondente e endereço atual (se for o caso).

 2ª página e seguintes – Título, Abstract (sem título). Resumo: em português (com título); Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Referências.

Em arquivos separados – Tabelas, Figuras, Legendas das figuras.

Os trabalhos deverão seguir as seguintes normas:

1.    Título

O título, em negrito, caixa alta, fonte tamanho 12, deverá ser o mais conciso possível e dar clara ideia sobre o conteúdo do artigo. Um título abreviado deve ser fornecido para impressão nas cabeças de páginas.

2.    Autores

Os nomes dos autores devem ser escritos em minúsculas, fonte tamanho 9:

Zafira da S. de Alemida1;Verônica Fonsêca-Genevois2

3.    Resumo e Abstract

Todos os trabalhos deverão apresentar um resumo em português e inglês sumariando resultados e conclusões, fonte tamanho 9. Estes deverão constar no início do trabalho e iniciar com o título traduzido para o idioma correspondente.

4.    Palavras-chave

Os autores deverão apresentar de 3 a 5 palavras-chave em português e inglês.

5.    Texto

O corpo principal do trabalho deverá ser dividido em IntroduçãoMaterial e MétodosResultadosDiscussãoAgradecimentos e Referências. O título de cada uma das seções deverá estar centralizado e escrito em caixa alta. Sub-seções, quando houver, deverão ter seus títulos alinhados à margem esquerda, escritos em minúsculas e fonte tamanho 10.

6.    Citações 

No corpo principal do trabalho os autores deverão observar as seguintes normas: para um autor – Tundisi (1993); para dois autores – Sassaki & Felippe (1997); para três ou mais autores – Guerra et al. (1997).

No ítem Referências os trabalhos citados no texto deverão ser apresentados da seguinte forma:

TUNDISI, J.G. (1993). Theoretical basis for reservoir management. Verh. Internat. Verein. Limnol., 25, 1153-1156.

GUERRA, R.F., SILVEIRA, N.L.D. da, BERNARDI, N. & LEGAL, E.J. (1997). Hand preference during behavioral tests and spontaneous activity in two species of common marmoset (Callithrix jacchuc and Callithrix penicillata). Rev. Bras. Biol., 57(4), 563-570.

SCHOWERBEL, J. (1975). Métodos de hidrobiologia. Madri: H. Blume.

7.    Ilustrações

Fotografias, desenhos, gráficos e mapas devem ser denominados Figuras. As ilustrações devem ser preparadas levando-se em consideração que o tamanho da página útil é de 22,0 cm X 15,0 cm, e apresentadas em sentido vertical com resolução mínima de 300 DPI no formato TIFF. Tabelas e Figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos e chamadas no texto em ordem crescente (p.ex. Figura 1, Tabela 1) e devem ser enviados em arquivos separados.