A pós-modernidade e as incertezas educacionais

Autori

  • Wellington Lima Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.14

Parole chiave:

Filosofia da Educação, Pós-modernidade, Pensamentopós-crítico, Formação humana

Abstract

O ensaio desenvolve, de uma perspectiva filosófico-educacional, considerações sobre o paradigma cultural da pós-modernidade e seus impactos sobre a teoria e a prática educacionais. Defende a ideia de que a crítica feita ao racionalismo iluminista da modernidade, por esse paradigma, acusando-o de ter produzido uma educação engessada e repressora, tem o mérito de explicitar equívocos impregnados na tradição pedagógica contemporânea, podendo assim trazer contribuições significativas para o redirecionamento da educação, mas não fornece elementos suficientes para a superação dos desafios postos para a educação, que ainda continua envolvida por muitas incertezas.

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Biografia autore

Wellington Lima, Universidade de São Paulo

Professor titular, atualmente docente colaborador, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE.

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Pubblicato

2022-08-16

Come citare

Severino , A. J. (2022). A pós-modernidade e as incertezas educacionais . Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.14

Fascicolo

Sezione

A pós-modernidade e as incertezas educacionais