Pensando a Educação em tempos de incerteza

Auteurs-es

  • Diana López Universidad Nacional del Litoral

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.22

Mots-clés :

Educação, Crise, Universalidade, Alteridade, Democracia

Résumé

A crise produzida ao longo do século XX sobre valores absolutos com fundamentos alheios às práticas linguísticas, teve impacto não só no nível teórico dos debates sobre a verdade, mas também no campo prático da vida social, política e cultural das sociedades atuais em que a crise é vivida como fragmentação, dispersão e incerteza. As mais claras emergentes no campo educacional têm a ver com: 1) o alcance do sentido problemático de toda "universalidade" e, portanto, do caráter "universal" do direito à educação e, 2) a suposta separação entre “escola” e “vida”. Eixos que tratamos neste artigo.

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Biographie de l'auteur-e

Diana López, Universidad Nacional del Litoral

Doutora em Filosofia pela Universidad del Salvador (BuenosAires) Docente na Universidad Nacional del Litoral (UNL), Universidad Autónoma de Entre Ríos (UADER) e Universidad Nacional de Rosario (UNR) da Argentina e a Universidade da República (UdelaR) do Uruguai. Diretora de projetos de pesquisa do Departamento de Filosofia da Faculdade de Humanidades e Ciências.

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Publié-e

2022-08-16

Comment citer

López, D. . (2022). Pensando a Educação em tempos de incerteza. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.22

Numéro

Rubrique

A pós-modernidade e as incertezas educacionais