O dilema da pós-verdade em tempos de promessas não cumpridas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.23

Mots-clés :

Formação de professores, Pós-verdade, Pós-modernidade

Résumé

O presente artigo busca discutir o tema da pós-verdade sob o aspecto das implicações que a mesma provoca no fazer dos professores. Procura identificar a sua relação com o conceito de pós-modernidade, buscando apontar alternativas frente à relativização da verdade em detrimento de uma supervalorização do sentimento e o declínio da razão. O desafio agora é repensar alternativas à forma como eles se estruturam num tempo de promessas não cumpridas. A partir das reflexões, pode-se perceber que o nosso tempo – de fake News, de guerra cultural e pós-verdade - possui particularidades muito específicas que podem influenciar positiva ou negativamente a formação de professores e a educação como um todo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do PPGE ducação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Docente Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordenador do PPG Educação - Mestrado e Doutorado - UFSM (2012-2014). Atua na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, interessando-se pelos temas relacionados à formação de professores: biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e catástrofe.

Patrício Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação, linha de pesquisa, formação de professores (Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional), Mestre em Educação pela Universidade Federal e Santa Maria-UFSM (2018), Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana-ESTEF (2010) e graduação em Filosofia pela Pontificia Universidade Católicado Rio Grande do Sul-PUCRs(2009).

Téléchargements

Publié-e

2022-08-16

Comment citer

Trevisan, A. L., & Ceretta, P. (2022). O dilema da pós-verdade em tempos de promessas não cumpridas. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.23

Numéro

Rubrique

A pós-modernidade e as incertezas educacionais