O COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores/as

  • Suzana Maria de Oliveira UFMA
  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS
  • Claudia R. de Oliveira Cantanhede UFRGS

Resumen

O artigo em questão tem como propósito compreender o comportamento dos indivíduos no trânsito brasileiro, a partir da análise de dispositivos constituintes contemporâneos da subjetividade. Acredita-se que um dos fatores que colaboram para o alto índice de acidentes e infrações no trânsito brasileiro está relacionado às prioridades valorativas estabelecidas pelo sistema econômico capitalista, cujas características marcantes a influenciar os indivíduos perpassam a desigualdade e a exclusão social, tendo em vista o parâmetro norteador individualista do sistema. A revisão da literatura em publicações científicas serviu como base de abordagem metodológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suzana Maria de Oliveira, UFMA

Mestre em Psicologia

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009).

Claudia R. de Oliveira Cantanhede, UFRGS

Mestre em Educação

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

de Oliveira, S. M., Amorim, W. L., & Cantanhede, C. R. de O. (2021). O COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado a partir de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/18082