O dilema da pós-verdade em tempos de promessas não cumpridas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.23

Palavras-chave:

Formação de professores, Pós-verdade, Pós-modernidade

Resumo

O presente artigo busca discutir o tema da pós-verdade sob o aspecto das implicações que a mesma provoca no fazer dos professores. Procura identificar a sua relação com o conceito de pós-modernidade, buscando apontar alternativas frente à relativização da verdade em detrimento de uma supervalorização do sentimento e o declínio da razão. O desafio agora é repensar alternativas à forma como eles se estruturam num tempo de promessas não cumpridas. A partir das reflexões, pode-se perceber que o nosso tempo – de fake News, de guerra cultural e pós-verdade - possui particularidades muito específicas que podem influenciar positiva ou negativamente a formação de professores e a educação como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do PPGE ducação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Docente Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordenador do PPG Educação - Mestrado e Doutorado - UFSM (2012-2014). Atua na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, interessando-se pelos temas relacionados à formação de professores: biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e catástrofe.

Patrício Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação, linha de pesquisa, formação de professores (Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional), Mestre em Educação pela Universidade Federal e Santa Maria-UFSM (2018), Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana-ESTEF (2010) e graduação em Filosofia pela Pontificia Universidade Católicado Rio Grande do Sul-PUCRs(2009).

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Trevisan, A. L., & Ceretta, P. (2022). O dilema da pós-verdade em tempos de promessas não cumpridas. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.23

Edição

Seção

A pós-modernidade e as incertezas educacionais