MODELOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.9

Palavras-chave:

Educação brasileira, Tecnologia, Tempos de Pandemia, BNCC

Resumo

Observa-se que a educação em sua história, passou por diversas mudanças e transições. Nos últimos anos a intenção é transformar a educação, encontrando um objetivo comum para toda a nação brasileira, trazendo contigo a intencionalidade de abranger diversas competências essenciais e habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas nos sujeitos envolvidos. Logo, foi necessário a construção de um documento norteador para toda a educação nacional, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Assim, prevendo grandes mudanças de ações e uma diversidade de modos de transmitir o conhecimento aos alunos, bem como os educadores em formação e em constante aprendizado, desenvolvendo habilidades para alcançar os objetivos de seu trabalho. Entretanto, tivemos a partir do ano de 2020 a pandemia da COVID-19 em nível mundial, alterando o modo de viver de todos e impactando na educação. O artigo teve como objetivo central compreender as ações e modelos de ensino, utilizados na educação, baseados em alcançar as habilidades essenciais das práticas educativas, compreendendo as competências encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Práticas Educativas e Segurança Humana, sendo compreendido pela comunidade escolar, famílias e professores. Com isso, as ações conquistadas concluíram e alcançaram as habilidades essenciais para o conhecimento e aprendizado para cada faixa etária e/ou ano de ensino, em suas práticas pedagógicas, mesmo em tempo de pandemia.

 

TEACHING MODELS IN EDUCATION AND STRATEGIES USED IN TIMES OF PANDEMIC

It is observed that education in its history has gone through several changes and transitions. In recente Years, the intention has been to transform education, finding a common goal for the entire Brasilian nation, bringing with it the intention of covering several essential competences and abilities to be developed and stimulated in the subjects involved. Therefore, it was necessary to build a guiding document for all national education, the BNCC (National Common Curriculum Base). Thus, anticipating major changes in actions and a variety of ways to transmit knowledge to students, as well as educators in training and in constant learning, developing skills to achieve the goals of their work. However, as of 2020, we had the COVID-19 pandemic on a global level, changing everyone’s way of life and impacting on education. The main objective of the article is to understand the actions and teaching models used in education, based on achieving the essential skills of educational practices, including the competences found in the Common National Curriculum Base (BNCC), in Educational Practices and Human Security, being understood by the school community, families and teachers. Thus, understanding and verifying whether the actions
taken concluded and reached the essential skills for knowledge and learning for each age group and/or year of education, in their pedagogical practices, even in a time of pandemic.

Keywords: Brazilian education; Technology; Pandemic Times; BNCC.

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Biografia do Autor

Tatiana Nádia dos Reis Raimundo, Unifebe

Graduada em Pedagogia (UNIPINHAL). Especialista em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do Curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/FUMDES. 

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política. (UFSC). 

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Raimundo, T. N. dos R. ., & Silva, E. da. (2022). MODELOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(28). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.9