Modelos de ensino na Educação e estratégias utilizadas em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.9

Palavras-chave:

Educação brasileira, Tecnologia, Tempos de Pandemia, BNCC

Resumo

Observa-se que a educação em sua história, passou por diversas mudanças e transições. Nos últimos anos a intenção é transformar a educação, encontrando um objetivo comum para toda a nação brasileira, trazendo contigo a intencionalidade de abranger diversas competências essenciais e habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas nos sujeitos envolvidos. Logo, foi necessário a construção de um documento norteador para toda a educação nacional, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Assim, prevendo grandes mudanças de ações e uma diversidade de modos de transmitir o conhecimento aos alunos, bem como os educadores em formação e em constante aprendizado, desenvolvendo habilidades para alcançar os objetivos de seu trabalho. Entretanto, tivemos a partir do ano de 2020 a pandemia da COVID-19 em nível mundial, alterando o modo de viver de todos e impactando na educação. O artigo teve como objetivo central compreender as ações e modelos de ensino, utilizados na educação, baseados em alcançar as habilidades essenciais das práticas educativas, compreendendo as competências encontradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Práticas Educativas e Segurança Humana, sendo compreendido pela comunidade escolar, famílias e professores. Com isso, as ações conquistadas concluíram e alcançaram as habilidades essenciais para o conhecimento e aprendizado para cada faixa etária e/ou ano de ensino, em suas práticas pedagógicas, mesmo em tempo de pandemia.

 

 

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Biografia do Autor

Tatiana Nádia dos Reis Raimundo, Unifebe

Graduada em Pedagogia (UNIPINHAL). Especialista em Educação e Segurança Humana (UNIFEBE). Bolsista do Curso Direcionado de Especialização em Educação e Segurança Humana do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – UNIEDU/FUMDES. 

Everaldo da Silva, Centro Universitário de Brusque

Cientista Social (FURB). Graduado em Processos Gerenciais (METODISTA). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB). Doutor em Sociologia Política. (UFSC). 

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Raimundo, T. N. dos R. ., & Silva, E. da. (2022). Modelos de ensino na Educação e estratégias utilizadas em tempos de pandemia. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(28). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.9