O COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Suzana Maria de Oliveira UFMA
  • Wellington Lima Amorim Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS
  • Claudia R. de Oliveira Cantanhede UFRGS

Resumo

O artigo em questão tem como propósito compreender o comportamento dos indivíduos no trânsito brasileiro, a partir da análise de dispositivos constituintes contemporâneos da subjetividade. Acredita-se que um dos fatores que colaboram para o alto índice de acidentes e infrações no trânsito brasileiro está relacionado às prioridades valorativas estabelecidas pelo sistema econômico capitalista, cujas características marcantes a influenciar os indivíduos perpassam a desigualdade e a exclusão social, tendo em vista o parâmetro norteador individualista do sistema. A revisão da literatura em publicações científicas serviu como base de abordagem metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Maria de Oliveira, UFMA

Mestre em Psicologia

Wellington Lima Amorim, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009).

Claudia R. de Oliveira Cantanhede, UFRGS

Mestre em Educação

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

de Oliveira, S. M., Amorim, W. L., & Cantanhede, C. R. de O. (2021). O COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/18082