SONDAGEM EMPRESARIAL DOS IMPACTOS DA COVID-19 NO SETOR DE TURISMO NO PARANÁ: o observatório de turismo do Paraná e o protagonismo da informação

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Resumo

A pandemia da COVID-19 surpreendeu o mercado turístico no ano de 2020, com queda significativa da atividade e preocupante impacto econômico para o setor, para além das questões sanitárias. A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo – RBOT, criou uma pesquisa online, aplicada por todos os representantes, coordenada pelo Observatório de Turismo do Paraná – OBSTUR/PR. O objetivo é discutir esses resultados da Sondagem Empresarial dos Impactos da COVID-19 e o papel dos observatórios, a fim de conhecer e buscar meios de mitigar os desdobramentos de tais impactos com ênfase no setor de turismo do Paraná. A metodologia foi exploratória baseada no survey descritivo, isolando dados relativos ao Paraná. Como resultados, destacam-se a importância dos observatórios e da informação, além da relevância dessa interação; a predominância das micro e pequenas empresas no turismo e como não foram satisfatoriamente contempladas pelas políticas nacionais de recuperação; e, como principal resultado, a preservação dos empregos mais intensa em empresas menores.

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Biografia do Autor

Juliana Medaglia, Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2017). Possui graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (1998), Especialização em Marketing Empresarial pela UFSC (2002), Mestrado em Comunicación y Turismo pela Universidad de Malaga, España (2005), além de Especialização em Gestão Social pela UP/Unindus (2008). Atualmente é Professora Adjunto III do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná - UFPR (graduação e mestrado). Possui experiência na área de Turismo, com ênfase em Organização da Informação e Gestão do Conhecimento, Educação Superior, Planejamento Estratégico de Marketing e Demanda Turística, atuando principalmente nos seguintes temas: organização da informação em turismo, gestão do conhecimento e turismo, marketing de destinos turísticos, demanda turística real, educação e mercado de trabalho em turismo.

Carlos Eduardo Silveira, Universidade Federal do Paraná

Professor do Bacharelado e da Pós-graduação em Turismo da UFPR

Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Educação, Emprego e Mercado - TEEM

Membro do Grupo de Pesquisa DEMANDATUR

Membro do Observatório de Turismo do Paraná - OBSTUR/UFPR

Bahcarel em Turismo e Hotelaria 

Mestre em Turismo em Países em Desenvolvimento

Doutor em Gestão e Desenvolvimento do Turismo Sustentável

 

 

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

MEDAGLIA, Juliana; SILVEIRA, Carlos Eduardo.
SONDAGEM EMPRESARIAL DOS IMPACTOS DA COVID-19 NO SETOR DE TURISMO NO PARANÁ: o observatório de turismo do Paraná e o protagonismo da informação
. Revista Turismo & Cidades, v. 2, p. 153–171, 1 Out 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/14785. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

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Edição especial