ESCOLAS DE SAMBA: território e processos de identificação social
Mots-clés :
Cultura, Identidade Social, SambaRésumé
O artigo trata do surgimento das escolas de sambas no cenário urbano do Rio de Janeiro e as ocupações de morros, favelas e subúrbios pelas comunidades associadas a essas agremiações carnavalescas. Agremiações que engendram modos subjetivos e mecanismos de identificação social a quem se vincula afetivamente a elas. O artigo também se propõe a discutir as formas pelas quais as escolas de samba produziram redes de sociabilidade e de rivalidade, transpondo barreiras sociais, geográficas e econômicas, o que resulta, amiúde, na valoração positiva dos territórios ocupados por elas.Palavras-chave: Samba. Territorialidade. Identificação social.
ABSTRACT
This paper analyses the origin of samba and the communities around the school of samba in the urban context from Rio de Janeiro. These groups of carnival create different ways of been and mechanisms of social identifications. This paper discusses also the ways that the samba creates sociability and positive values in the occupied territories by the schools of samba.
Key-words: Samba. Territory. Social identities.
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Comment citer
ERICEIRA, Ronald Clay dos Santos.
ESCOLAS DE SAMBA: território e processos de identificação social
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 6, n. 11, 16 mars 2012 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/788. Acesso em: 4 déc. 2024.Numéro
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