A condição do policial militar em atendimento clínico: uma análise das narrativas sobre adoecimento, sofrimento e medo no contexto profissional

Auteurs-es

  • Larissa Jucá de Moraes Sales UFC
  • Leonardo Damasceno de Sá UFC

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p181-206

Mots-clés :

Medo, Sofrimento, Adoecimento, Policiais Militares

Résumé

Este artigo pretende discutir a condição social de policiais militares em fase de tratamento psicológico. Os sujeitos desta pesquisa estão em situação institucional de afastamento de suas funções laborativas para realização de atendimento clínico. O artigo está fundamentado em um trabalho de campo, no setor responsável pelo atendimento, e em entrevistas em profundidade com policiais militares, realizadas dentro e fora do contexto de interação simbólica no Centro Biopsicossocial da Polícia Militar do Ceará. Buscamos, neste caso, compreender como as experiências do medo, sofrimento e adoecimento são construídas por intermédio das percepções de nossos interlocutores. Deste modo, as narrativas policiais sobre o trabalho são explicitadas pela expressão simbólica do medo, entendido como produção social da indiferença, diante do jogo de atributos, segundo o qual coragem, valentia e a condição de “matador” se impõem sobre o destino social dessa categoria. Tal condição é refletida tanto pelo medo que provocam nas pessoas civis, enquanto “autoritários e violentos”, quanto pelo medo que sentem com o risco de perder a vida em ações violentas diárias. Quer-se, enfim, entender como esse sentimento perpassa o segmento social dos policiais militares, e de que forma seu significado moral e a maneira como se expressa, simbolicamente, revelam o funcionamento de um universo ocupacional, a partir de seus processos interativos, que levam ao adoecimento da pessoa na PM.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Larissa Jucá de Moraes Sales, UFC

Mestre em sociologia pela Universidade Federal do Ceará e pesquisadora do Laboratório de Estudos daViolência (Fortaleza/CE/Brasil).

Leonardo Damasceno de Sá, UFC

Doutor em Sociologia e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federaldo Ceará (Fortaleza/CE/Brasil), pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência e do INCT - Violência,Democracia e Segurança Cidadã.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-22

Comment citer

SALES, Larissa Jucá de Moraes; DE SÁ, Leonardo Damasceno.
A condição do policial militar em atendimento clínico: uma análise das narrativas sobre adoecimento, sofrimento e medo no contexto profissional
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 181–206, 22 janv. 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4279. Acesso em: 22 nov. 2024.