FORJANDO A POLÍTICA AUTOMOTIVA BRASILEIRA: INCUMBENTES E DESAFIANTES NA CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA INOVAR-AUTO<br/><br/>FORGING BRAZILIAN AUTOMOTIVE POLICY: INCUMBENTS AND CHALLENGERS IN THE CONSTRUCTION OF THE INOVAR-AUTO PROGRAM
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v18n2p355-380Mots-clés :
Inovar-Auto, Montadoras, Política industrial, Sociologia dos mercados | Inovar-Auto, Automobile Companies, Industrial Policy, Sociology of MarketsRésumé
O artigo analisa a construção do Programa Inovar-Auto, política industrial brasileira cunhada com o propósito de incrementar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia na indústria automotiva. A discussão tem como finalidade contribuir para demarcar as estratégias corporativas dos grupos automobilísticos, indicando como as políticas industriais para o setor são moldadas sob medida, a fim de proteger os interesses das empresas há mais tempo em atuação no Brasil. O Inovar-Auto, por hipótese, resulta de processos sociais responsáveis por estruturar as relações entre organizações incumbentes e desafiantes em disputa no mercado automotivo. Em outros termos, o seu surgimento se deve à queda de preços decorrente da entrada de firmas desafiantes no mercado nacional, e da resposta dada pelas firmas incumbentes ao aumento da competição através do reforço de regras, leis de proteção e demais formas de poder capazes de impedir qualquer movimento de transformação dessa ordem econômica e social.
Abstract
This paper analyses the construction of the Inovar-Auto programme, a Brazilian industrial policy devised with the goal of boosting investment in research, development and engineering in the automotive industry. The purpose of this discussion is that of contributing to define the corporate strategies of industrial groups in the automotive industry, showing how the industrial policies for the sector are carved out to measure, in order to protect the interests of those companies that have been in Brazil the longest. Inovar-Auto could possibly have resulted from social processes responsible for structuring the relationships between incumbent organisations and challengers within the automotive market. In other words, its appearance is due to the fall in prices resulting from the entry of new challengers onto the national market, and the response given by the incumbent companies to the increased competition, through reinforcement of rules, laws for protection, and other ways of being able to prevent any movement for the transformation of the economic and social order.
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