GRUPO DOMÉSTICO E ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO: o caso da vinicultura francesa

Auteurs-es

  • Marie-France Garcia Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica - INRA

Mots-clés :

Vinicultura francesa, Vinho, Família, Estratégias de reconversão, Disposições econômicas

Résumé

Sob qual condição a família pode constituir um elemento de êxito econômico? O artigo se propõe a analisar esta questão tomando o exemplo da vinicultura, atividade fortemente ligada à tradição familiar. Analisamos as trajetórias dos diferentes membros do grupo doméstico
visando a observação sobre as disposições econômicas e notadamente sobre a condição de herdeiro ou não segundo os diferentes contextos históricos e sociais. Observa-se como face às transformações do campo vinícola a escolha do cônjuge fora de seu meio, os investimentos escolares e uma experiência profissional aumentada em direção às
profissões do mundo urbano dão a possibilidade aos vinicultores de reconverter seus capitais disponíveis. Contrariamente ao que se poderia pensar, os vinicultores
que sucedem seu pai em linha direta e que possuem uma formação centrada na retomada da exploração familiar nem sempre são os melhores. Os antigos critérios de excelência da vinicultura que eles adquiriram ao herdar de seu pai constituem uma desvantagem que com freqüência os impede de apreender as transformações por que passa o mercado.

Palavras-chave: Vinicultura. Família. Estratégias de reconversão. Disposições econômicas.

ABSTRACT

Under what circumstances can the family be a factor of economic success? This article analyses this issue taking as example the viniculture, a strongly tied to family tradition business. The itineraries of different members of the domestic group are analyzed aiming the economic predispositions and particularly the inheriting or noninheriting condition under different historical and social contexts. The choice of a spouse/husband outside the
winemaker’s network, investment on education and a professional experience turned toward urban areas provide the possibility to reconvert their available capitals so as to adapt to newly arising principles of legitimacy in the
winemaking business. Contrary to what one might assume, endogenously married winemakers bred to follow their
fathers in the family trade are not the most efficient representatives in their line of business. The traditional criteria of excellence that they had from their fathers are turned into a disadvantage and often prevent them from clearly perceiving the ongoing transformation of the market.

Keywords: Viticulture. Family. Reconversion strategies.
Economic dispositions.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Marie-France Garcia, Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica - INRA

É doutora em antropologia pelo Museu Nacional, foi professora da UFRJ e atualmente trabalha como pesquisadora da equipe “Risco, Trabalho, Mercados e Ética” do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (INRA) e do Centro Europeu de Sociologia e de Ciências Políticas da Sorbonne.

Téléchargements

Publié-e

2010-10-01

Comment citer

GARCIA, Marie-France.
GRUPO DOMÉSTICO E ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO: o caso da vinicultura francesa
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 7, n. 13, 1 oct. 2010 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/147. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Sociologia Econômica