Educação digital e vídeos: reflexões sobre formatos e influências da cibercultura

Autores

  • Ana Juliana Fontes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.17

Palavras-chave:

vídeo educacionais, cibercultura, inteligência artificial (IA), formatos, transformação digital, educação digital

Resumo

O artigo aborda o impacto da cibercultura no uso de vídeos educacionais no contexto da educação digital, considerando os formatos de vídeos e como foram evoluindo ao longo do tempo. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, o estudo enfatiza aspectos como a inteligência coletiva, a cocriação e o caráter dinâmico das mídias digitais. Além de elencar as estratégias e fatores que afetam a produção de vídeos, como: a escolha entre formatos síncronos e assíncronos, a personalização do conteúdo, e o impacto da inteligência artificial na automatização de processos. Conclui-se que, embora os vídeos desempenhem um papel essencial no ambiente digital, sua eficácia depende do equilíbrio entre o uso da tecnologia e da mediação entre professores e estudantes, aproveitando as oportunidades trazidas pela cibercultura, sem perder de vista as particularidades do processo educacional na educação digital.

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Biografia do Autor

Ana Juliana Fontes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC-UFSC), Santa Catarina

 

 

Marcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor permanente do programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC-UFSC), Santa Catarina

 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Fontes, A. J., & Souza, M. V. de. (2024). Educação digital e vídeos: reflexões sobre formatos e influências da cibercultura. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 57–73. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.17

Edição

Seção

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital